Desde o início do século passado, quando começou uma abertura econômica incipiente no Brasil, a indústria se trancou no protecionismo. Hoje, a indústria está amedrontada com a potencial concorrência de produtos chineses. O agronegócio está soltando fogos com a perspectiva de intensificar seus negócios com a China.
Se compararmos o comportamento do agronegócio ao da indústria, vemos que um apostou na produtividade e modernização. O outro ficou trancado no protecionismo e agora insinua que o governo brasileiro talvez tenha que providenciar barreiras para que a indústria nacional seja submetida a uma concorrência que virá, se for mantida essa insanidade tarifária. Josias de Souza, colunista do UOL
Para Josias, a indústria brasileira sofreu um atraso em seu desenvolvimento por defender o protecionismo e a manutenção de privilégios, enquanto o agronegócio decolou ao apostar em avanços tecnológicos e investimentos na produção.
É preciso analisar com muita parcimônia. Na origem do desenvolvimento da indústria sul-coreana e japonesa, houve a participação do Estado, mas foram estabelecidas metas e um plano de progressão. Aqui, não; surgem os mimos do Estado, a proteção, os subsídios e o mimo tributário. Esses privilégios vão se mantendo sem que a indústria seja convidada a mostrar o resultado do investimento do Estado nessa hipotética política industrial sempre baseada no protecionismo.
O agronegócio, ainda que tenha um pedaço troglodita, neandertal e bolsonarista que participou da tentativa de golpe, apostou na produtividade e modernização e hoje está disputando o mercado mundial. É respeitado e temido no mundo, olhando para a China como uma janela de oportunidade.
Precisamos olhar com muito cuidado para esse discurso da indústria nacional. Daqui a pouco há passeata de industriais na frente do Palácio do Planalto pedindo cotas, tarifas e proteção porque estão com medinho da concorrência chinesa.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
14



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/l/6/Fz3xACQMACyj7b2XqVCQ/a-senadora-teresa-leitao-pt-pe-relatou-o-projeto-no-senado-e-diverge-da-acao-apresentada-pelas-entidades.-valdemir-barreto-agencia-senado-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro