2 horas atrás 1

Justiça dos EUA manda arquivar processos abertos pelo governo contra dois rivais de Trump

A medida representa um duro golpe nos esforços do Departamento de Justiça para perseguir pessoas vistas como inimigas políticas do presidente. No passado, Comey e Letitia investigaram Trump.

Lindsey Halligan, ex-advogada pessoal de Trump, foi nomeada procuradora interina do Distrito Leste da Virgínia em setembro para assumir as duas investigações, apesar de não ter experiência prévia como promotora.

Nesta segunda-feira, um juiz federal decidiu que a procuradora indicada para conduzir os processos foi nomeada de forma ilegal.

Na prática, a decisão encerra dois processos que o próprio Trump havia pedido publicamente. Ele pressionou autoridades do Departamento de Justiça a agir contra figuras de destaque que o criticaram ou conduziram investigações sobre sua conduta.

Entenda, abaixo, as acusações do governo Trump contra Comey e Letitia.

No fim de setembro, o Departamento de Justiça acusou formalmente Comey por falso testemunho e obstrução. O ex-diretor do FBI tem um relacionamento conturbado com o presidente desde o primeiro mandato dele, em 2017.

À época, Trump demitiu Comey do cargo após o então diretor do FBI confirmar publicamente que o presidente estava sob investigação devido às conexões de sua campanha eleitoral com a Rússia.

Comey então se tornou um crítico proeminente do presidente, afirmando que ele era "moralmente inapto" para o cargo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro