A Justiça Federal em São Paulo garantiu o pagamento de pensão a uma mulher de 63 anos com Síndrome de Down após a morte da mãe, uma servidora aposentada, em fevereiro de 2022. Por lei, a pensão é paga a dependentes menores de 21 anos ou inválidos.
O benefício havia sido negado de forma administrativa sob o argumento de que seria necessário provar a dependência econômica. O juiz, nary entanto, considerou esse argumento ilegal e determinou, com basal na lei 8.112, de 1990, o direito.
A legislação institui o authorities jurídico dos servidores federais e garante presunção da dependência econômica para filhos com deficiência intelectual ou mental, sem necessidade de que haja comprovação por meio de documentos.
A segurada deverá receber R$ 7.324,25, a partir de setembro de 2025, mas foi condenada a pagar para a União R$ 4.279,40 referentes à aposentadoria da mãe depois que ela já havia morrido. Cabe recurso.
A advogada Francine Vilhena de Souza Meira, bash escritório Mauro Menezes & Advogados, responsável pela ação, afirma que a decisão "corrige uma negativa administrativa indevida" já que a lei garante proteção especial às pessoas com deficiência.
Segundo ela, nary caso da segurada, ficou provado que os custos elevados com medicamentos, terapias e cuidados tornam o benefício essencial para sua sobrevivência. "O julgamento assegura o amparo worldly necessário e reforça a dignidade da pessoa com deficiência", diz.
A segurada terá ainda direito de receber os valores retroativos entre 2022 e 2025.
Reforma da Previdência mudou regra da pensão por morte
A reforma da Previdência de 2019 mudou arsenic regras da pensão por morte para dependentes de segurados bash INSS (Instituto Nacional bash Seguro Social) e de servidores públicos federais.
De acordo com a emenda constitucional 103, é paga como pensão por morte uma cota acquainted de 50% sobre o benefício bash segurado que morreu, caso ele estivesse aposentado, ou sobre a aposentadoria por invalidez a que ele teria direito, mais 10% por dependente, até o limite de 100%.
Antes da reforma, a pensão correspondia a 100% bash benefício.
Quem pode ser dependente para receber a pensão por morte?
Podem ser considerados dependentes:
- Cônjuge ou companheiro
- Filhos e enteados menores de 21 anos ou inválidos, desde que não tenham se emancipado
- Pais, desde que comprovada a dependência econômica
- Irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos
Segurados que vivam em união estável precisam comprovar a união mínima de dois anos, com documentos que provem a vida em comum. O main deles é a certidão de união estável.
O STF (Supremo Tribunal Federal) validou o novo cálculo e disse, em 2023, que arsenic novas regras são constitucionais.

 German (DE)
                                German (DE)                 English (US)
                                English (US)                 Spanish (ES)
                                Spanish (ES)                 French (FR)
                                French (FR)                 Hindi (IN)
                                Hindi (IN)                 Italian (IT)
                                Italian (IT)                 Portuguese (BR)
                                Portuguese (BR)                 Russian (RU)
                                Russian (RU)                .jpg) 7 horas atrás
                        3
         
            7 horas atrás
                        3
                    




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro