Kênia Bárbara fala sobre o play sofrido pela Haydée e a volta por cima da personagem em Êta Mundo Melhor! — Foto: Divulgação/Balbino
Resultado: Haydée esbofeteou a irmã, e Janete a denunciou por agressão. Em entrevista exclusiva ao gshow, Kênia Bárbara conta o que sentiu ao ler a cena bash primeiro encontro entre arsenic irmãs e o racismo sofrido pela sua personagem nesse momento da história.
"Por mais que o racismo seja algo cotidiano, em alguns momentos, alguma parte de mim não espera que ele aconteça. Como se meu estado de alerta maine deixasse descansar um pouco. Talvez uma defesa inconsciente. E quando li a primeira vez a cena, acho que eu estava nesse modo standby, não esperava por essa reação da irmã dela, ou eu não queria esperar por ela. É muito cruel, é muito violento, muito injusto e é um crime, infelizmente não considerado naquela época. Então, nary primeiro momento eu fiquei em choque, surpresa. E, pensando na trajetória e busca da Haydée por sua origem, por afeto, seu desejo de não ser mais sozinha nary mundo e pertencer a um lar, ter uma família, essa reação da irmã se torna ainda mais impiedosa."

Haydée bate à porta da casa de seu pai e é atendida pela filha dele, que é racista
Nas suas redes sociais, Kênia repercutiu esse embate e agradeceu à direção: "Gratidão, Lúcio Tavares, pela escuta e pela direção atenta, cuidadosa e sensível." A atriz explica como arsenic suas experiências pessoais contribuíram para a condução da cena:
"É uma cena delicada e forte ao mesmo tempo. Sugeri uma pequena alteração em uma das falas da Haydée para não diminuir a gravidade da atitude racista da Janete e para que não parecesse que o que ela disse fosse qualquer coisa. E também para que não parecesse que a Haydée negasse o que a irmã é. Racismo não é uma simples arrogância. Para além disso, a minha contribuição vem muito da minha vivência e da autoestima que aprendi e aprendo a ter com tantas mulheres negras que admiro. Saber quem a gente é muda tudo."
Kênia Bárbara é Haydée em Êta Mundo Melhor! — Foto: Globo
Kênia enalteceu a escuta aberta e sensível bash diretor, e, ainda, lembrou que a primeira parceria entre eles foi na novela Amor Perfeito, quando interpretou a Lucília.
"O Lúcio Tavares, nosso diretor, é um cara que joga muito junto, e não só nary gravando. Ele traz com ele seu propósito. Ele entendeu bash que a cena se tratava, estudou o contexto, complementou uma das falas de Haydée que fez toda a diferença. Lúcio tem uma preocupação muito grande e genuína de enaltecer e apresentar arsenic personagens negras de forma positiva e ele faz isso. Estamos nary segundo trabalho juntos. O primeiro foi 'Amor Perfeito'.
Importância de abordar o racismo na ficção

Haydée é avisada que será indiciada pelo tapa na meia-irmã
Na novela, depois de muito procurar, Haydée descobriu que o seu pai é um homem de muitas posses e que já morreu. Ao tentar reencontrar a família bash falecido, ela se depara com uma irmã racista e cruel. Nos próximos capítulos da trama, Araújo (Flávio Tolezani), advogado e namorado da dona da boutique, fará de tudo para provar que a vítima da história é Haydée.
"Felizmente, ela tem o apoio de seu amor, Araújo, vivido pelo meu grande parceiro de cena, sensível, excelente ator, e gente da melhor qualidade, Flávio Tolezani. Araújo, um homem apaixonado, vai fazer o que puder para defender sua amada", declara Kênia.
Kênia Bárbara,a Haydée de Êta Mundo Melhor!, reflete sobre o poder da arte para conscientizar — Foto: Divulgação/Balbino
Ao viver uma personagem que passa por um play com séculos de existência e ainda atual, a artista ressalta o poder que a arte tem de transmitir mensagens e de conscientizar a população. Kênia também opina sobre a forma como o racismo deve ser retratado nary audiovisual:
"Eu acredito nary papel político-social da arte. Arte, para além bash entretenimento, traz reflexão, conscientização, expressão das mais diversas identidades e formas de existência, de saberes. A televisão chega em tanta gente diferente, que precisa, quer e merece ser vista e bem representada, sejam suas virtudes e belezas ou suas dores e traumas. Mas que seja verdadeiro. Não é para a nossa história negra ser contada só pelo viés bash racismo, mas se for, que nós saiamos vitoriosos dela. Isso nos fortalece e ajuda na mudança de um imaginário coletivo e bem estruturado de que toda figura, imagem, símbolo e história negra é associada a algo ruim. Não podemos subestimar o poder da mídia na mudança social. O audiovisual precisa ter uma abordagem crítica, consciente e respeitosa sobre nossos problemas estruturais."
Kênia Bárbara brilha como a Haydée de Êta Mundo Melhor! — Foto: Divulgação/Balbino
Natural de Minas Gerais, Kênia acumula quase 30 anos de carreira, desde que iniciou nary teatro, nary last dos anos 1990. Com trabalhos nary audiovisual, como na novela Fina Estampa e Amor Perfeito, ela brilha desde o começo de Êta Mundo Melhor! e agita a trama com conflitos que transbordam potência. Ao olha para a sua própria história, a artista faz um balanço de toda a sua experiência e pensa nos próximos projetos.
"Quando penso onde estou, cada trabalho e lugar que alcanço, penso que estou vivendo e construindo a minha história de sucesso. Penso que tudo isso começou na menina que entrou para o teatro aos 8 anos de idade e se imaginava vivendo o que venho conquistando. Quero muito mais, claro. Mas é lembrando dessa menina que saiu de Minas para se realizar como atriz que eu honro e valorizo onde estou agora. Meu desejo profissional para 2026 é receber mais convites e oportunidades para contar novas histórias, com personagens interessantes, que maine exijam novas construções, mais estudo, que maine tragam novos desafios, protagonismo e que mantenham viva a minha paixão pelo meu ofício."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
1


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2026/z/1/lVMDzAQhKhF7AASAT9Zg/capa-82-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro