7 meses atrás 22

Latam negocia encerrar compartilhamento de rotas com Voepass, dizem fontes

Embora uma decisão final ainda não tenha sido tomada e nenhum contrato tenha sido assinado, as negociações agora se concentram em uma janela potencial para a rescisão do acordo entre julho e outubro, embora essas datas ainda possam ser alteradas, disse uma das fontes.

Procuradas, a Latam se recusou a comentar e a Voepass não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A Latam não divulga números de vendas por meio de contratos de codeshare, mas a parceria com a Voepass é um dos 18 acordos que a companhia possui. A Voepass, por sua vez, gera a maior parte da receita com a parceria, com cerca de 97% das vendas de passagens aéreas provenientes do acordo com a Latam, segundo uma terceira fonte familiarizada com os números.

A possível rescisão segue decisão da Anac nesta semana de suspender as operações da Voepass, alegando preocupações com a segurança. A determinação da Anac vem cerca de sete meses após um avião ATR-72 da Voepass cair em Vinhedo (SP), matando todas as 62 pessoas a bordo.

O jornal Folha de S.Paulo noticiou em fevereiro que a Latam havia dito à Voepass que não renovaria a parceria entre as empresas após agosto, sem citar as fontes. No início deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu proteção judicial à Voepass, resguardando temporariamente a companhia aérea da ação de credores e impedindo o arresto de suas aeronaves, enquanto a empresa luta para gerenciar sua situação financeira.

A Voepass, antiga Passaredo, acumula uma dívida de R$ 215 milhões e alega que parte dela se deve a pagamentos atrasados pela Latam. Uma das duas fontes familiarizadas com a situação da Voepass disse que agora é mais provável que a aérea busque recuperação judicial no curto prazo, já que seus voos foram suspensos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro