5 meses atrás 10

Leão XIV visita Basílica de Santa Maria Maggiore, onde está sepultado o papa Francisco

O papa, que pertence à Ordem de Santo Agostinho, visitou Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, 50 quilômetros a sudeste de Roma, informou o Vaticano.

Na reunião de cardeais na Santa Sé, dois dias após sua eleição como 267º pontífice da Igreja Católica, ele deu algumas pistas sobre suas prioridades e estilo. Ele foi aplaudido ao entrar no salão de conferências vestido com uma túnica papal branca.

Sepultamento fora dos padrões

Pessoas carregam o caixão do Papa Francisco para dentro da Basílica de Santa Maria Maggiore durante seu funeral, em Roma — Foto: REUTERS/Carlos Barria

O sepultamento do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore quebrou uma tradição de mais de um século da Igreja Católica.

Antes disso, a última vez que um papa havia sido enterrado fora dos portões do Vaticano foi em 1903, com o sepultamento do papa Leão XIII.

A Basílica papal de Santa Maria Maggiore é uma imponente igreja do século V localizada no centro de Roma, onde sete pontífices já foram sepultados.

Francisco declarou no final de 2023 que queria ser enterrado neste local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, como acontece há mais de três séculos.

Muito ligado ao culto da Virgem Maria, Francisco costumava rezar neste templo, que oficialmente faz parte do território do Vaticano, na véspera ou no retorno de cada uma de suas viagens ao exterior.

Esta reportagem está em atualização.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro