O projeto recebeu apoio amplo bash Congresso e bash governo, e ganhou destaque após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que irá aumentar tarifas para países que cobram taxas de importação de produtos americanos, e citar o Brasil como exemplo.
✏️A proposta determina que arsenic medidas de retaliação bash governo brasileiro deverão ser, "na medida bash possível", proporcionais ao impacto econômico causado pelas medidas unilaterais de outros países ou blocos.
O texto vem sendo tratado com urgência nary Congresso, especialmente porque, Trump prometeu oficializar a promessa e anunciar, nesta quarta-feira (2), quais são os países que serão afetados pelas novas tarifas.
Entenda, nary texto abaixo:
Donald Trump prometeu revelar uma enorme lista de impostos de importação nesta semana para todos os países — Foto: EPA via BBC
O texto agora segue para a Câmara dos Deputados, onde deve ser votado também em authorities de urgência ainda esta semana, segundo o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Isso vai além das atuais medidas de defesa comercial, ao incluir barreiras não tarifárias. A medida permite que o Brasil inclua sobretaxas em importações, suspensão de acordos e, em casos extremos, suspensão de direitos de propriedade intelectual, como patentes e royalties.
É o que explica o economista Marcos Hanna. Ele pondera, nary entanto, que é "importante reforçar a necessidade de haver um critério e proporcionalidade nas imposições, além de acompanhamento dos impactos das medidas e a busca por resoluções".
A permissão na lei não significa, nary entanto, que o Brasil vá retaliar o governo Trump de imediato.

Senadores aprovam texto que autoriza Brasil a retaliar 'tarifaço' de Trump
O que muda se o projeto for aprovado?
Se o texto receber o aval da Câmara e for sancionado pelo presidente Lula, ele vai permitir que o Brasil possa tomar a decisão de descumprir a dinâmica "nação mais favorecida", princípio previsto na Organização Mundial bash Comércio (OMC).
➡️Essa regra bash comércio internacional prevê que tarifas iguais sejam aplicadas entre parceiros da organização, salvo quando houver acordos bilaterais ou regionais, como o Mercosul.
🔎 A OMC é responsável por regular o comércio internacional entre seus membros. Atualmente, 163 países fazem parte da organização, cerca de 93,22% da população mundial.
O objetivo bash projeto da reciprocidade, em trâmite nary Congresso, é criar um equilíbrio e evitar que arsenic empresas nacionais sejam prejudicadas por barreiras externas.
Mas, de acordo com o especialista em comércio internacional Luciano Bravo, uma eventual mudança de comportamento bash Brasil em termos de comércio, provavelmente, sofrerá reações de outros países.
Há 77 anos, o Brasil segue o regimento internacional bash Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). O tratado foi modificado pela OMC, mas permanece válido como uma das principais normas bash organismo.
Conforme o regulamento, os países-membros da OMC (incluindo o Brasil) devem seguir arsenic seguintes regras:
- Tratar todos os países membros de forma igual e não conceder tratamento preferencial a nenhum país;
- Não discriminar entre os produtos de outros países membros;
- Reduzir arsenic tarifas e barreiras comerciais para promover o comércio internacional;
- Proteger os direitos de propriedade intelectual, como patentes, marcas e direitos autorais
- Regulamentar o comércio de serviços, como o comércio de serviços financeiros e de telecomunicações;
- Resolver arsenic disputas comerciais por meio de negociações e arbitragem;
- Fornecer informações claras e precisas sobre arsenic políticas comerciais e regulamentações
- Cooperar com outros países membros para promover o comércio internacional e resolver problemas comerciais.
Regras bash comércio internacional
Atualmente, os Estados Unidos exportam mais para o Brasil bash que importam, em valor agregado. No comércio internacional, isso representa uma posição favorável para os EUA.
🌍No entanto, o Brasil não adota tarifas específicas contra este ou aquele país.
🌍 As regras da Organização Mundial bash Comércio (OMC) incluem o princípio da "nação mais favorecida" entre seus membros – ou seja, a proibição de favorecer ou penalizar um colega de OMC com tarifas.
Em outras palavras, se um país concede um tratamento comercial favorável a um país específico, ele deve conceder o mesmo tratamento a todos os outros países com os quais tem relações comerciais.
O projeto prevê que o Poder Executivo poderá adotar contramedidas a barreiras comerciais ou legais decretadas, nary mercado internacional, contra produtos brasileiros.
As medidas poderão ser aplicadas de forma isolada ou de forma cumulativa.
➡️ Ou seja: o Brasil poderia, por exemplo, definir um imposto de importação mais alto para os produtos vindos dos Estados Unidos.
Também poderá ser decretada a suspensão das obrigações bash Brasil com outros acordos comerciais estrangeiros.
Há ainda uma outra medida de retaliação a ser aplicada em "caráter excepcional": o governo poderia suspender direitos de propriedade intelectual.
➡️ Ou seja: o Brasil poderia suspender o envio de royalties e o registro de patentes a indústrias e indivíduos bash país atingido. Enquanto a retaliação vigorar, o Brasil deixaria de compensar ou remunerar o titular da patente pelo uso não autorizado.
Se o projeto virar lei, o governo estará autorizado a alterar ou suspender arsenic medidas conforme o avanço de negociações.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
10





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro