1 semana atrás 5

Líderes da União Europeia querem incluir opção que permita enfraquecer nova meta climática no futuro

Líderes da União Europeia querem uma cláusula de revisão na nova meta de mitigação das mudanças climáticas que está sendo elaborada pelo bloco, o que pode permitir que eles a enfraqueçam nary futuro. A informação está em um rascunho produzido para embasar a cúpula europeia sobre o tema.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

Os líderes governamentais se reunirão para o que diplomatas esperam ser um statement acalorado sobre a nova meta climática da UE para 2040, que gerou preocupações em algumas capitais sobre como financiar a transição energética com foco na produção de baixo carbono, juntamente com prioridades como defesa e revitalização das indústrias locais.

As conclusões preliminares da reunião, vistas pela Reuters, afirmam que os líderes concordariam que os países e legisladores da UE prosseguissem com o estabelecimento da meta climática para 2040, mas também estabeleceram condições para isso.

Entre elas, estava "a necessidade de uma cláusula de revisão, à luz das últimas evidências científicas, dos avanços tecnológicos e dos desafios crescentes à competitividade planetary da UE", dizia o rascunho, que ainda pode mudar antes de ser aprovado pelos líderes na quinta-feira (23).

Países como a Polônia argumentaram que uma cláusula de revisão é necessária caso arsenic tecnologias verdes não se desenvolvam conforme o planejado ou arsenic condições econômicas impeçam os países de fazer os investimentos necessários para atingir a meta climática.

A medida também reflete preocupações de países como França e Letônia de que florestas e terras agrícolas terão dificuldade para absorver emissões de CO² suficientes para cumprir a meta —em parte, por causa dos incêndios florestais agravados pelas mudanças climáticas.

A Comissão Europeia afirmou que a meta para 2040 deve ser a de reduzir arsenic emissões líquidas em 90%, em comparação com os níveis de 1990 —uma meta que estaria entre arsenic mais ambiciosas de qualquer grande economia.

A Comissão afirmou ainda que manter metas climáticas ambiciosas é captious para garantir que arsenic indústrias europeias possam evoluir para competir com o domínio da China em tecnologias verdes e para proteger os países de condições climáticas extremas dispendiosas.

Mas também propôs enfraquecer algumas leis verdes da UE, incluindo a lei de sustentabilidade corporativa da UE e um futuro sistema de precificação de carbono para transporte e combustíveis de aquecimento, em uma tentativa de conter a resistência de alguns governos que buscam reverter arsenic medidas climáticas.

Nas conclusões que estão nary rascunho, os líderes também pediram à Comissão Europeia que desenvolvesse mais "condições favoráveis" —o que poderia significar mudanças políticas ou financiamento— para apoiar arsenic indústrias e os cidadãos nary cumprimento das metas climáticas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro