1 semana atrás 2

Liquidação do Banco Master não traz risco ao setor financeiro, diz BC

Banco Central alerta para riscos cibernéticos. O órgão destacou a necessidade de que as instituições financeiras supervisionadas aprimorem continuamente seus sistemas de gerenciamento integrado de riscos. Para o BC, merecem especial atenção a crescente dependência das instituições financeiras de serviços prestados por terceiros que usam sistemas em muitos casos "sem a devida avaliação periódica dos riscos e sem monitoramento operacional adequado, o que torna a gestão de riscos mais desafiadora".

Preocupação com crédito e inadimplência

Crescimento do crédito ainda representa ponto de atenção. No documento, o Banco Central alerta que, mesmo em desaceleração, o crédito amplo mantém ritmo de crescimento historicamente elevado, em um ambiente marcado por taxa básica de juros contracionista e elevado endividamento de famílias e empresas.

Materialização de risco para micro, pequenas e médias empresas permaneceu elevada. Segundo o Banco Central, o ambiente de crédito em expansão impacta famílias, por causa da inadimplência que continua em alta e em patamar historicamente elevado.

O comprometimento de renda, por sua vez, além de elevado, segue em trajetória ascendente, impactado pelo nível das taxas de juros e pelo aumento da participação de modalidades mais caras. Banco Central, em ata do Comef

Estoque estoque de crédito do sistema financeiro cresceu 0,9% em outubro. O avanço foi de 0,3% no crédito às pessoas jurídicas, que atingiu R$ 2,6 trilhões, e de 1,3% para as pessoas físicas, a R$ 4,3 trilhões. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o ritmo de crescimento do crédito observado no mês anterior se manteve, com crescimento de 10,2% em doze meses, aponta o documento estatísticas monetárias e de crédito, divulgado hoje pelo Banco Central.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro