© Reuters Lira se queixa a Lula de vetos a projetos aprovados
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta 3ª feira (7.nov.2023), em entrevista a jornalistas, que se queixou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre vetos a projetos de lei aprovados na Congresso.
Ele disse ter apresentado a queixa a Lula e ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) na reunião que eles tiveram no Planalto em 31 de outubro.
Lira afirmou que houve vetos apesar dos acordos com o governo nos seguintes projetos:
- marco fiscal;
- Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais);
- Marco das garantias.
No marco das garantias, houve veto à tomada de veículos de pessoas inadimplentes por bancos sem decisão judicial. Lira disse que isso foi feito a pedido do secretário de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e suplente de deputado Wadih Damous (PT-RJ).
O presidente da Câmara criticou o veto porque disse que tornaria os juros mais baixos. Afirmou também que é uma contradição porque o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que bancos podem leiloar imóveis sem decisão judicial.
“Eu disse: presidente, o que o senhor imagina que está acontecendo? Porque o seu governo sempre foi constituído de acordos”, afirmou Lira.
O presidente da Câmara disse ter sugerido a Lula que sancione os projetos rapidamente depois da aprovação pelo Congresso para evitar novas discussões sobre o tema no governo.
Lira disse que o veto no marco de garantias deverá ser derrubado. Também o do marco temporal. “Não segura”, disse Lira. No caso do marco temporal, não houve acordo do governo para aprovação do projeto.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro