4 horas atrás 1

Lula afirma ter dito a Trump que América Latina é 'zona de paz' e não precisa de guerras

Petista deu a declaração em entrevista a agências internacionais de notícias nesta terça-feira (4). Ele deu a declaração ao comentar ações dos EUA no mar do Caribe.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (4) que, durante reunião com o presidente Donald Trump na Malásia em 26 de outubro, disse ao estadunidense que a América Latina é uma "zona de paz" que não precisa de guerras.

O petista fez a afirmação durante entrevista, em Belém (PA), às agências internacionais Reuters e a Associated Press. Ele deu a declaração quando falava sobre ações militares dos Estados Unidos no mar do Caribe.

"Tive a oportunidade de conversar com Trump sobre esse assunto, dizendo para ele que a América Latina é uma zona de paz. Aqui não proliferaram armas nucleares. No caso do Brasil, é constitucional e eu tenho orgulho de ser constituinte e ter votado para que não houvesse proliferação de armas atômicas e nucleares aqui no Brasil", disse o petista.

"Somos uma zona de paz, não precisamos de guerra aqui", emendou Lula.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Durante a entrevista, Lula afirmou que pretende discutir, na próxima reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), a questão da Venezuela e da participação de forças armadas norte-americanas em ações no Caribe.

"Não é necessário, a polícia tem todo o direito de fazer o combate ao narcotráfico. Tem todo o direito e responsabilidade de fazer e os americanos poderiam estar tentando ajudar esses países, não tentando ficar atirando contra esses países", disse Lula.

Não quero que a gente chegue a uma invasão terrestre. Eu disse ao presidente Trump e vou repetir a você: um problema politico a gente não resolve com armas, a gente resolve com diálogo. Se está faltando dialogo eu me coloquei à disposição", completou o petista.

Lula e Trump se encontram na Malásia. — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro