O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta sexta-feira (10), com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sobre a atuação do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a repatriação de brasileiros em Israel e o G20. A intensificação das relações entre os dois países também foi discutida.
"Conversei hoje por telefone com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sobre a segunda cúpula virtual Vozes do Sul Global e a cúpula virtual do G20, que acontecem ainda esse mês, e a intensificação das relações, inclusive comerciais e empresariais, entre o Brasil e a Índia, o país mais populoso do mundo. Modi elogiou a atuação do Brasil na repatriação dos brasileiros e nossa condução à frente do Conselho de Segurança da ONU", afirmou o presidente numa publicação em uma rede social.
Conversei hoje por telefone com o primeiro-ministro da Índia, @narendramodi, sobre sobre a segunda cúpula virtual Vozes do Sul Global e a cúpula virtual do G20, que acontecem ainda esse mês e a intensificação das relações, inclusive comerciais e empresariais, entre o Brasil e a…
— Lula (@LulaOficial) November 10, 2023O Brasil recebeu do premiê da Índia, ao fim da participação na cúpula do G20, a missão de presidir o grupo no próximo mandato, que vai de 1º de dezembro deste ano a 30 de novembro de 2024.
.• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
No período, o país deverá organizar mais de cem encontros oficiais, que incluem cerca de 20 reuniões ministeriais e outras 50 de alto nível, além de eventos paralelos, como seminários. O ponto alto no período será a próxima cúpula do G20, programada para ocorrer entre 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro