De olho na queda em sua popularidade, Lula decidiu fazer uma defesa da Petrobras e justificar a alta da gasolina, que preocupa o governo. "Quando sai um anúncio do diesel, da gasolina, do gás, a Petrobras leva fama, o governo federal leva fama, e muitas vezes não tem culpa nenhuma", disse Lula.
Ele atribuiu as altas aos postos de gasolina. "O povo não sabe que a gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04 e que na bomba ela é vendida a R$ 6,49. Ou seja, ela é vendida pelo dobro do que ela sai da Petrobras", afirmou o presidente.
Ele lembrou o aumento do ICMS, mas não mencionou o reajuste da Petrobras. "Cada estado e cada posto têm liberdade de aumentar [o preço] a hora que quer. E os impostos pagos são em ICMS para os estados, como o último [aumento]", disse.
É importante informar a população disso, para o povo saber quem xingar na hora em que aumenta, para o povo saber quem é o filho da mãe [por trás] disso.
Em janeiro, os combustíveis subiram 0,75% no Brasil. O dado, anterior aos reajustes, é o último disponibilizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na inflação oficial, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo. A alta foi de 1,82% para o etanol, 0,97% para o diesel e 0,61% para a gasolina.
O aumento nos combustíveis já acendeu alerta no Planalto. Além de ele impactar diretamente na inflação, o governo já espera que a alta acima do esperado impacte imediatamente nos já inflados preços dos alimentos. Em janeiro, a inflação dos alimentos avançou 0,96%, no quinto mês seguido de aumento.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
21





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro