2 horas atrás 2

Lula deve encontrar Alcolumbre na próxima semana para discutir Messias e veto da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber na próxima semana o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), dizem aliados. O encontro é articulado para que os chefes do Executivo e do Legislativo discutam dois pontos em especial: a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao STF (Supremo Tribunal Federal) e o veto ao projeto da dosimetria.

O encontro ainda não foi confirmado, mas está previsto para acontecer entre a segunda (9) e terça-feira (10). Lula e Alcolumbre se encontraram no fim do ano passado, quando se reaproximaram após um atrito sobre a indicação de Messias ao STF. O presidente do Senado tinha clara preferência por uma indicação do seu antecessor, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a vaga na Suprema Corte.

Após apararem as arestas e encaminharem a aprovação de Messias, Lula e Alcolumbre querem definir o roteiro da próxima sessão do Congresso, mas a indefinição sobre a dosimetria e a possibilidade de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Mista sobre o caso do Banco Master têm segurado essa agenda.

No caso da dosimetria, o clima no Legislativo é pela derrubada do veto. O projeto foi uma alternativa à proposta de anistia aos envolvidos com o 8 de Janeiro. Pelo texto aprovado, ao invés de um perdão, os condenados pela trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), teriam uma redução nas suas penas.

Lideranças governistas acreditam que conseguirão manter o veto do presidente Lula ao projeto. Já caciques do centrão e oposição avaliam que o clima é pela derrubada. Espera-se que Alcolumbre dê a temperatura ao petista e indique caminhos para lidar com a situação.

Em paralelo, a oposição cobra do presidente do Senado a leitura do requerimento de CPMI capitaneado pelo deputado bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ). Segundo o regimento, o presidente do Congresso é obrigado a ler o pedido desse tipo de comissão de inquérito na próxima sessão conjunta da Câmara e Senado, caso haja o número necessário de assinaturas, que é de 1/3 dos deputados e senadores.

O governo afirma publicamente que não vai interferir na abertura de CPIs. Mas o PT tem articulado para conseguir os votos para outro pedido de CPMI, articulado pelo PSol e Rede. Esse, acredita a base governista, tem um objeto com enfoque mais amplo, sem colocar no Planalto um alvo.

LULA E DEPUTADOS

Enquanto tenta aumentar seu entrosamento com Alcolumbre, Lula recebe nesta quarta-feira (4) o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Como mostrou a Folha, o petista e o deputado devem se aproximar ainda mais em 2026.

O jantar, na Granja do Torto, reunirá também líderes da base governista e do centrão. Espera-se que Lula encaminhe com os parlamentares os projetos prioritários do governo, como o fim da escala 6x1 e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro