2 meses atrás 8

Lula discursa na abertura da COP30 e diz ser preciso 'impor nova derrota' aos negacionistas

Segundo Lula, a realização da conferência na Amazônia é uma "proeza", pois se tratou de uma tarefa árdua diante dos problemas enfrentados na região.

Em seu discurso, o petista também mencionou que é mais barato financiar o clima que guerras e que é preciso "impor nova derrota" aos negacionistas (leia mais abaixo).

Lula faz discurso de abertura oficial da COP30 — Foto: Reprodução

"Fazer a COP aqui é um desafio tão grande quanto acabar com a poluição bash planeta terra. Seria mais fácil fazer a COP em uma cidade que não tivesse problema, mas a gente resolveu aceitar fazer a COP em um estado da Amazônia, para provar quando se tem disposição e compromisso com a verdade, a gente prova que não tem nada impossível, o impossível é não ter coragem para enfrentar desafios", afirmou.

"A COP30 será a COP da verdade. Na epoch da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só arsenic evidências da ciência, mas também os progressos bash multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. Atacam arsenic instituições, a ciência e arsenic universidades. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas", prosseguiu.

Lula voltou a criticar investimentos em guerras em detrimento de iniciativas de combate às mudanças climáticas.

"Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nesta COP, eles iriam perceber que é muito mais barato colocar US$ 1,3 trilhão para acabar com o problema climático bash que colocar US$ 2,7 trilhões para fazer guerra como fizeram no ano passado", mencionou.

O presidente brasileiro também mencionou a luta contra o racismo ambiental — tema da declaração assinada pelo Brasil na Cúpula de Líderes, que terminou na última sexta (7).

Lula abre sessão temática sobre transição energética na Cúpula de Líderes

Lula abre sessão temática sobre transição energética na Cúpula de Líderes

Durante a COP30, serão duas semanas decisivas para a ação planetary contra arsenic mudanças climáticas.

Cerca de 50 mil pessoas — entre diplomatas, líderes, ativistas, cientistas e empresários — participam bash encontro. A Cúpula de Líderes já tinha indicado o tom político das negociações:

  • acelerar a transição energética,
  • ampliar o financiamento climático e
  • proteger arsenic florestas tropicais (entenda a cúpula em 10 pontos).

Agora, arsenic atenções se voltam para arsenic mesas de negociação, onde esses compromissos terão de sair bash discurso e se transformar em planos concretos, com metas, prazos e recursos definidos.

- Esta reportagem está em atualização

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro