2 anos atrás 92

Lula disse ao menos 40 frases controversas em 10 meses de governo

Lula disse ao menos 40 frases controversas em 10 meses de governo Lula disse ao menos 40 frases controversas em 10 meses de governo

Desde que assumiu o Planalto há 10 meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acumula uma série de gafes e declarações controversas. De acordo com levantamento do Poder360, Lula cometeu ao menos 40 gafes desde o início de seu 3º mandato.

Dentre elas, 37,5% podem ser consideradas ofensas a pessoas, minorias sociais ou outros grupos. Já 30% são relacionadas a política internacional, como comentários sobre a atuação de outros países e guerras.

Na 1ª categoria, a declaração de Lula que mais repercutiu foi feita em entrevista a jornalistas em Cabo Verde. Depois de se reunir com o presidente do país africano, José Maria Neves, o petista agradeceu a África pelo o que foi produzido durante a escravidão no Brasil.

Em 14 de março, Lula disse algo semelhante. Em discurso na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, o presidente disse que, apesar de toda “desgraça” da escravidão, a vinda forçada de africanos para Brasil “causou uma coisa boa: que foi a mistura, a miscigenação”.

Lula também já foi criticado por comentários considerados capacitistas (ofensivo a pessoas com deficiência) e gordofóbicos. Além disso, usou mais de uma vez termos considerados pejorativos ou ultrapassados.

Em março, um dia depois de a Polícia Federal deflagrar uma operação contra um plano do PCC para matar o senador Sergio Moro, Lula disse que o episódio era uma “visível armação” do ex-juiz. O petista levantou a suspeita logo depois de dizer que só ficaria bem depois de “foder” o ex-juiz.

Mais tarde, o relatório que reunia provas e evidências do plano foi tornado público pela juíza responsável pelo caso, desbancando a “suspeita” do presidente.

Leia algumas das gafes de Lula:

Gafes e frases controversas de Lula

Ucrânia é tão culpada pela guerra quanto a Rússia

Autoritarismo na Venezuela é uma narrativa

O conceito de democracia é relativo

Putin não seria preso se viesse ao Brasil

É um absurdo Brasil ser signatário do Tribunal Penal Internacional

Transtorno mental é desequilíbrio de parafuso

Agradeceu à África pelo que foi produzido na escravidão

Só vou ficar bem quando eu foder com o Sérgio Moro

Votos de ministros do STF deveriam ser secretos

Vocês não vão me ver de andador, vão me ver bonito

Recado de Lula ao Hamas: "Ô, cara, libera os reféns, porra"

Lula compara guerra a briga de casal e pede que países parem

Na 2ª categoria mais recorrente de frases controversas do presidente está o comentário feito em abril de que a Ucrânia é tão culpada pela guerra quanto a Rússia. No mesmo dia, o petista disse que os Estados Unidos e a União Europeia contribuem para a continuidade da guerra. Foi duramente criticado no Brasil e internacionalmente.

As outras declarações que mais repercutiram nesse tema dizem respeito à Venezuela. Em maio, Lula disse que o autoritarismo na Venezuela é uma narrativa. Um mês depois, voltou a falar do país vizinho e afirmou que o conceito de democracia é relativo.

Em 3º lugar estão os erros de informação cometidos por Lula, representando 17,5% das declarações. O presidente errou dados sobre a covid-19 duas vezes: disse que o Brasil era o 1º em mortes proporcionais por covid (era o 7º) e que morreram 700 milhões de brasileiros por causa da doença (o dado mais atualizado é de 706 mil mortos).

Lula também errou sucessivamente o valor do juros para que empresários do agronegócio pudessem comprar maquinário em seu 1º mandato. O petista disse 3 vezes que a taxa era de 2%, quando, na verdade, a mínima esteve acima de 5% ao ano em quase toda sua gestão. Apenas em 2009 chegou a ser 3%.

Em junho, Lula fez outra declaração controversa. Se referiu ao golpe militar de 1964 como “revolução de 1964” em entrevista à Rádio Gaúcha. Seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), criticado diversas vezes durante seu mandato por fazer declarações favoráveis ao golpe militar, também já se referiu ao fato como “revolução”.

Onde o petista mais derrapa nas falas é quando faz um discurso oficial, 43% das frases controversas foram ditas nesses casos. Em julho, a assessora de imprensa da primeira-dama Janja da Silva, Cristina Charão, deixou o posto para reforçar a equipe que escreve os discursos de Lula. No entanto, o efeito prático dessa medida foi limitado, já que recorrentemente Lula solta suas controvérsias em momentos de improviso.

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro