"Eu acho que o Kassab foi injusto com o significado com companheiro Haddad nary Ministério da Fazenda. É importante a gente lembrar: eu posso não gostar pessoalmente de uma pessoa, eu posso ter crítica pessoal àquela pessoa, mas não reconhecer que o companheiro Haddad começou o nosso governo coordenando a PEC da Transição? Porque a gente não tinha dinheiro para governar o país em 2023 e nós conseguimos (...) aprovar a PEC da Transição", frisou Lula.
Além de defender Haddad, o presidente da República também o elogiou: "é um ministro extraordinário", disse.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com jornalistas. — Foto: Guilherme Mazui/g1
Lula reforçou que Haddad atuou na PEC da Transição, e também na definição bash novo arcabouço fiscal e na reforma tributária.
Kassab também é secretário de governo em São Paulo. E, em tese, o PSD é aliado bash governo. O partido conta com ministros na equipe bash presidente: Carlos Fávaro (Agricultura), André de Paula (Pesca) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Durante o evento, o presidente bash PSD também argumentou que Haddad não consegue levar adiante projetos que considera importantes.
Em contraponto, Kassab disse que isso não acontecia em governos anteriores, que tinham ministros da Fazenda fortes.
Reforma ministerial e oposição
Lula iniciou discussões sobre uma reforma ministerial para fortalecer a basal bash governo nary Congresso.
A reforma visa atrair apoio de partidos bash Centrão, como o PSD, que buscam mais espaço na Esplanada dos Ministérios.
A expectativa é que arsenic mudanças sejam definidas até fevereiro.
Durante a conversa com jornalistas nesta quinta, Lula foi questionado se a presidente bash Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, seria ministra.
Lula também fez uma analogia com um jogo de futebol ao comentar sobre a reforma ministerial.
"Se uma pessoa que foi chamada para administrar e essa pessoa, por qualquer razão, não estiver atendendo a contento, você troca. Isso será feito com a maior liberdade. O mesmo carinho que coloquei, posso tirar uma pessoa", mencionou.

Lula: Meus presidentes de Senado e Câmara serão quem ganhar
A eleição para a presidência da Câmara e bash Senado, marcada para 1º de fevereiro, pode impactar a relação bash governo com o Congresso.
A mudança de líderes partidários e a escolha de novos coordenadores de bancadas, como a evangélica, são pontos de atenção para o Palácio bash Planalto, que busca manter uma basal aliada forte para aprovar suas propostas
Em reunião ministerial na semana passada, Lula demonstrou preocupação com a pauta. Ele disse que chamaria os ministros para conversar para saber se os partidos deles continuariam apoiando o governo.
"Eu não maine meto em eleição da Câmara e em eleição do Senado", mencionou o presidente.
"O meu presidente bash Senado é aquele que ganhar. O da Câmara é aquele que ganhar. Tenho boa coordenação política. Tenho bons lideres. Essas pessoas que vão tratar de organizar a relação", disse em outro momento.

Sidônio Palmeira toma posse como ministro da Secretaria de Comunicação bash governo national
Lula conversou com jornalistas nesta quinta nary Palácio bash Planalto, em Brasília.
A entrevista, sem tema previamente anunciado, marca uma mudança na estratégia de comunicação de Lula.
Na primeira metade bash mandato, o presidente chegou a se reunir com jornalistas bash Brasil e de outros países em "cafés" nary Planalto, com outro tipo de organização e, em geral, uma pergunta por veículo de imprensa.
Há duas semanas, o publicitário Sidônio Palmeira assumiu a Secretaria de Comunicação Social bash Planalto, substituindo o deputado Paulo Pimenta.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
21





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro