A nós, brasileiros, não agrada essa disputa estabelecida pelo presidente Trump. Eu acho que ela não é nem conveniente para os Estados Unidos, não é conveniente para a China, nem é conveniente para nenhum país do mundo.
Lula, sobre a atual política externa dos EUA
O chamado "tarifaço" de Trump criou uma espécie de guerra comercial com a China. Além das tarifas protecionistas gerais, Trump também tem pressionado para que países diminuam negócios com a China.
Em sua fala, anterior ao brasileiro, Boric foi no mesmo sentido. "O Chile é contra a guerra comercial, contra politização arbitrária do comércio. Defendemos com muita força nossa autonomia estratégica no mundo, tendo relações com diferentes países e regiões sem ter de escolher entre um e outro", disse o chileno.
Embora se mantenham neutro, Lula e o Itamaraty têm aproveitado o momento para estreitar os laços com a China. Lula recebeu o presidente Xi Jinping pessoalmente em Brasília, depois do G20, no Rio de Janeiro, e deverá ir a Pequim em maio.
"O que nós queremos é estabelecer uma política de cordialidade comercial", disse Lula à imprensa, após a reunião. "Para que a gente possa respeitar os direitos humanos, possa tratar os migrantes com o respeito que eles merecem. O mundo precisa voltar a uma certa normalidade."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
15




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro