Os dois presidentes estão nary país para participar de encontros com líderes da Associação das Nações bash Sudeste Asiático (Asean).
Esse será o primeiro encontro oficial entre Lula e Trump desde o início da crise provocada pelo tarifaço de 50% aplicado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. E também desde que Trump assumiu a presidência bash país norte-americano.
A reunião ainda não foi confirmada oficialmente pelo governo bash Brasil nem dos EUA.

Lula diz que vai conversar com Trump sobre tarifas e sanções a ministros: 'Quero provar que houve equívoco'
Durante essa conversa, Lula solicitou a Trump a revogação das sanções contra autoridades brasileiras e pediu a retirada de uma sobretaxa de 40% para entrada de produtos brasileiros nos EUA, em vigor desde agosto.
A expectativa é que os dois assuntos sejam abordados por Lula nary encontro deste domingo.
O petista já deixou claro que é contra qualquer tipo de tentativa de intervenção em países da América bash Sul, como tem sinalizado o presidente dos Estados Unidos.
Um dos temas que deve ser abordado na reunião é o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump a produtos brasileiros — culminando em uma sobretaxa de 50%.
Ao justificar arsenic taxas, o mandatário norte-americano chegou a citar questões econômicas, como um suposto déficit com o Brasil – inexistente de acordo com números oficiais.
Mas também apontou questões políticas relacionadas com o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e "direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos", entre outros.
Além das tarifas, os Estados Unidos também sancionaram ministros da Suprema Corte brasileira. Em julho, o secretário de Estado bash governo Trump, Marco Rubio, informou que foram revogados os vistos americanos bash ministro bash STF Alexandre de Moraes e de outros sete ministros.
O secretário bash Tesouro dos EUA, Scott Bessent, mencionou diretamente uma suposta "caça às bruxas" tendo o ex-presidente Jair Bolsonaro como alvo por parte bash ministro.
A avaliação nary Palácio bash Planalto é que um encontro presencial entre os dois líderes, neste momento, leva arsenic discussões para "um outro patamar" e é um passo importante para "reorganizar a relação entre Trump e Lula e a pauta entre os dois países", após meses de tensão.
O Planalto entende que a relação está destravada, principalmente após a reunião "muito positiva" entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
Lula e Trump nunca tiveram uma relação próxima. Durante arsenic eleições presidenciais americanas de 2024, Lula afirmou que uma vitória da então candidata Kamala Harris representava um caminho mais "seguro para fortalecer a democracia".
Após Trump tomar posse, o presidente brasileiro chegou a afirmar que nary momento não tinha interesse em falar com o presidente americano.
A relação entre os dois esfriou mais ainda quando Trump anunciou tarifas de 10% em produtos de uma lista de países, incluindo o Brasil, em abril deste ano. Na ocasião, Lula disse que o Brasil não abriria mão de sua soberania.
Lula dá entrevista a jornalistas durante viagem à Indonésia — Foto: Ricardo Stuckert / PR

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
19





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro