© Reuters Lula edita decreto para impedir extinção de estatal de chips
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta 2ª feira (6.nov.2023) um decreto que reverte o processo de dissolução societária do Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), uma empresa pública de microeletrônica ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com a reversão do processo de extinção da companhia, ela poderá voltar a operar.
Em fevereiro, o presidente criou um grupo de trabalho para avaliar a paralisação do processo de desestatização do centro, que teve seu processo de liquidação iniciado em 2020, por iniciativa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão tomada agora foi embasada pelas conclusões do grupo.
O Ceitec foi criado por Lula em 2008, durante seu 2º mandato, para desenvolver projetos e fabricar circuitos integrados, chips, módulos e tags de identificação por radiofrequência. Leia a íntegra do decreto publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) (PDF – 87 kB).
Em abril, o governo havia excluído o Ceitec do PND (Programa Nacional de Desestatização) e havia revogado a sua qualificação no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República).
“A retomada da Ceitec representa uma oportunidade importante para impulsionar o setor de semicondutores, aumentando a competitividade e relevância do Brasil no mercado global”, afirmou a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, em nota divulgada pela Presidência. Eis a íntegra (PDF – 322 kB).

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro