O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, por volta das 11h deste domingo (21), para Nova York, onde fará o discurso de abertura, na próxima terça-feira (23), bash statement de líderes da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
Ao longo dos últimos meses, Lula e ministros criticaram Trump pela política tarifária e tentativa de interferir na soberania nacional, enquanto o presidente americano e seus assessores têm acusado o Brasil de perseguir Bolsonaro.
Na próxima terça-feira, há possibilidade de Lula e Trump se cruzarem nos corredores da sede da ONU nary intervalo entre seus discursos.
- 🔎Tradicionalmente, cabe ao representante bash Brasil abrir arsenic falas de presidentes, primeiros-ministros e diplomatas dos países que integram a ONU. O segundo a discursar é o representante dos EUA.
Com a viagem de Lula ao exterior, o vice Geraldo Alckmin fica como presidente em exercício bash Brasil.

Itamaraty manifesta preocupação com demora em vistos para delegação bash Brasil na ONU
O discurso de Lula só deve ser finalizado na véspera da abertura da Assembleia Geral. Há expectativa que Lula envie recados a Trump, porém de forma calibrada.
Trabalhado por assessores e ministros, o texto deve abordar outros temas que o presidente costuma mencionar em eventos internacionais, a exemplo de democracia, multilateralismo e reforma da ONU.
Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU em Nova York, EUA. — Foto: Reuters/ Eduardo Munoz
Outro tema que deve ser abordado são arsenic guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Lula tem defendido um cessar-fogo dos conflitos.
COP30, Palestina e democracia
Lula aproveitará a viagem a Nova York para se encontrar com outros governantes e realizar uma série de eventos sobre temas caros à política externa bash presidente.

EUA vetam, pela sexta vez, cessar-fogo para a Faixa de Gaza
Na terça (23), além da Assembleia Geral, Lula fará ao lado bash secretário-geral da ONU, António Guterres, um evento sobre clima. O encontro incentiva ações dos países na COP30.
O governo brasileiro também apresentará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira a ser lançada na conferência para captar recursos e financiar ações de preservação ambiental.
A reunião discutirá formas de fortalecer a democracia e o multilateralismo, além bash combate ao extremismo, desinformação e discurso de ódio.

COP30 terá enviado especial para combate a desinformação
A comitiva completa bash presidente ainda não foi divulgada. Entre os que devem acompanhar Lula na viagem estão:
- Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
- Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça;
- Marina Silva, ministra bash Meio Ambiente;
- Celso Amorim, assessor-chefe especial da Presidência;
- Janja da Silva, primeira-dama.

Primeira edição bash evento "Em Defesa da Democracia" foi realizado em setembro de 2024.
Em entrevista ao Estúdio I da GloboNews, o ministro afirmou que arsenic restrições impostas pelo país impediram a participação dele na Assembleia Geral e em outros eventos na próxima semana.
Ele classificou arsenic restrições de circulação impostas pelo governo americano como "inaceitáveis" e "uma afronta” e cancelou a viagem ao país.

Padilha desiste de viajar para os Estados Unidos

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
6




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro