8 meses atrás 20

Lula faz pronunciamento em rede nacional sobre Dia do Trabalhador e diz que vai discutir jornada 6 por 1

"Vamos aprofundar o statement sobre a redução da jornada de trabalho nary país", afirmou.

Esta será a primeira vez neste mandato que o presidente não vai participar dos eventos em homenagem à information promovidos pelas centrais sindicais. Em vez disso, Lula decidiu fazer um pronunciamento oficial, às 20h.

Este é o segundo pronunciamento de Lula em alusão ao Dia bash Trabalhador desde a posse, em 2023. No ano passado, uma fala semelhante foi feita pelo ministro bash Trabalho, Luiz Marinho (PT).

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi questionada sobre a ausência bash presidente nas festividades neste ano. Ela negou que a motivação seja a falta de articulação para levar um público considerável ao ato.

De acordo com Gleisi, o presidente não vai comparecer nas comemorações porque serão dois atos. Lula teria decidido que não tinha condição de ir aos dois encontros, e por fim, decidiu não ir a nenhum.

No ano passado, em um ato organizado pelas centrais sindicais em São Paulo, Lula criticou a convocação bash ato e o baixo comparecimento bash público.

"(Macêdo) é responsável pelo movimento societal brasileiro. Não pensem que vai ficar assim. Ontem eu disse para o Márcio que o ato está mal convocado. Não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que epoch preciso levar", disse Lula durante discurso nary ato de 2024.

Relação com trabalhadores

O presidente Lula e o pré-candidato a prefeito de SP Guilherme Boulos (PSOL) durante ato de 1° de Maio nary estacionamento bash estádio bash Corinthians, em Itaquera — Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Nos últimos meses, o governo tem apostado em medidas para tentar se reaproximar da classe trabalhadora.

Entre arsenic apostas estão o projeto para isentar bash imposto de renda trabalhadores que recebem até R$ 5 mil, o uso da plataforma e-Social para facilitar a concessão de empréstimos consignados a trabalhadores bash setor privado e a regulamentação bash trabalho de motoristas e entregadores por aplicativos.

  • O projeto que dá a isenção bash imposto de renda foi enviado ao Congresso Nacional, mas ainda não está na fase decisiva de apreciação pelos parlamentares.
  • Assim como a proposta de regulamentar a atuação de motoristas e entregadores de aplicativos, que não avançou entre deputados e senadores.

O empréstimo consignado para o setor privado, feito via Medida Provisória (MP), já está valendo e o Congresso Nacional tem o prazo de 120 dias desde a publicação nary "Diário Oficial da União".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro