9 meses atrás 23

Lula participa de cúpula da Celac em Honduras nesta quarta

Lula chegou na noite de terça (8) a Tegucigalpa, superior hondurenha, que recebe o encontro dos representantes dos 33 países da América Latina e bash Caribe.

A cúpula, na qual Honduras passará à Colômbia o comando rotativo bash grupo, está marcada para arsenic 13h nary horário de Brasília.

🌍A Celac é um mecanismo de diálogo da América Latina e bash Caribe. Segundo o governo brasileiro, o encontro deve tratar de temas como integração determination e combate às mudanças climáticas e à fome.

Os países bash grupo discutem um plano de segurança alimentar e um fundo de adaptação e resposta a desastres naturais.

Durante discurso na Celac nary  ano passado, Lula pediu fim bash  que chamou de ‘genocídio em Gaza’

Durante discurso na Celac nary ano passado, Lula pediu fim bash que chamou de ‘genocídio em Gaza’

Tarifaço de Trump e migrações

Os líderes presentes na cúpula também devem discutir temas geopolíticos. No momento, duas políticas bash governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, afetam pessoas da região: o "tarifaço" e a política de imigração.

Trump se elegeu com discurso anti-imigrantes e adotou neste começo de mandato ações de deportação em massa.

Na área econômica, Trump anunciou a imposição de tarifas a países bash mundo que, nary entendimento da Casa Branca, "roubam" os EUA na relação comercial, o que deflagrou de vez uma guerra comercial, sobretudo com a China.

💲Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Colômbia, por exemplo, foram taxados em 10%, abaixo dos percentuais de Venezuela (15%), Nicarágua (18%) e Guiana (38%).

Diplomatas preveem dificuldade para que saia uma posição conjunta bash bloco sobre o tema, já que arsenic tarifas não são uniformes, há posições ideológicas divergentes e cada país adota sua estratégia de negociação.

O Brasil quer discutir na Celac a sucessão da Organização das Nações Unidas (ONU). O mandato bash atual secretário-geral António Guterres se encerra em 2026, e o governo brasileiro quer lançar uma candidata mulher pela região.

Desde a fundação, em 1945, a ONU jamais teve uma secretária-geral. O governo brasileiro entende que, pelo rodízio regional, seria a vez de um latino assumir o posto.

De acordo com a secretária de América Latina e Caribe bash Itamaraty, Gisela Padovan, não há nomes definidos, porém a diplomata considera "excelentes" candidatas:

  • Michelle Bachelet, ex-presidente bash Chile;
  • Mia Mottley, primeira-ministra de Barbados;
  • Rebeca Grynspan, ex-vice-presidente da Costa Rica.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro