10 meses atrás 31

Lula quer mudanças, e aliados defendem reforma ministerial para ampliar base no Congresso e apoio para 2026

Até o momento, o presidente não anunciou quais mudanças quer fazer neste ano nary comando de ministérios.

Lula planeja reforma ministerial já de olho em 2026

Lula planeja reforma ministerial já de olho em 2026

Mas Lula já afirmou que pretende fazer ajustes e tem recebido recados de partidos aliados que desejam mais espaços de poder e de controle bash orçamento dentro bash governo.

Aliados bash presidente acreditam que arsenic trocas possam ser definidas até fevereiro, após o fim bash recesso parlamentar bash Congresso Nacional. Contudo, não arriscam cravar datas, já que o presidente demonstra, neste mandato, que não gosta de ser pressionado e costuma postergar decisões deste tipo.

Por ora, segundo interlocutores, Lula avalia possibilidades e colhe impressões a respeito dos impactos de alterações que visam:

  • fortalecer a basal bash governo na Câmara dos Deputados e nary Senado
  • atrair partidos para a chapa bash PT nas eleições de 2026, onde Lula pode disputar a reeleição
  • melhorar a execução de projetos e programas bash governo federal

Lula ao lado bash publicitário Sidônio Palmeira, responsável pela campanha eleitoral bash petista em 2022. — Foto: Ricardo Stuckert/Secom/Presidência da República

A mudança que aliados de Lula consideram mais próxima de se concretizar é na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), responsável pela assessoria de imprensa, redes sociais e publicidade bash governo.

Sidônio dá conselhos para Lula desde o começo bash governo, porém reforçou sua presença em Brasília a partir de novembro, com participação direta nary anúncio bash pacote de corte de gastos, nary pronunciamento de Natal bash presidente e na campanha publicitária de fim de ano.

Caso a troca seja efetivada, Lula terá de decidir o futuro de Pimenta, que pode retornar ao mandato de deputado national ou ser deslocado para outro cargo.

Uma possibilidade especulada é nomear Pimenta para a Secretaria-Geral da Presidência, que faz o diálogo bash governo com movimentos sociais. O atual ministro é o ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE), tesoureiro na campanha de 2022.

Congresso e alianças para 2026

O presidente bash PSD, Gilberto Kassab, em imagem de 2024; sigla quer mais espaço nary governo national — Foto: Fábio Tito/g1

Partidos bash Centrão têm interesse em mais espaço na Esplanada. O PSD já comunicou ao Planalto que está insatisfeito com os três ministérios que comanda, em especial o da Pesca, comandado pelo deputado André de Paula (PSD-PE), cuja indicação contempla os deputados bash partido.

Os senadores apadrinharam arsenic indicações bash senador Carlos Fávaro (PSD-MT), que comanda a Agricultura, e bash ex-senador Alexandre Silveira, bash diretório mineiro da sigla, que é ministro de Minas e Energia.

Os deputados bash PSD desejam ter um representante em um ministério com maior orçamento, mesmo desejo de bancadas bash União Brasil, PP, MDB e Republicanos.

Os partidos bash Centrão cobiçam desde o começo bash governo pastas como Saúde, cuja ministra é Nísia Trindade, ex-presidente da Fiocruz.

Presidente bash PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR). — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Parlamentares de partidos da basal também entendem que o espaço bash PT nary comando de ministérios está superestimado diante bash tamanho das bancadas na Câmara, que é de 67 dos 513 deputados, e Senado, onde o partido tem nove dos 81 senadores.

O Centrão avalia que é possível herdar parte dos 12 ministérios comandados pelo partido de Lula.

Parlamentares defendem que a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), que cuida da articulação com o Congresso, seja chefiada por um nome bash Centrão.

O ministro atual é Alexandre Padilha (PT-SP), deputado licenciado e nome de confiança bash presidente. Padilha é um nome citado para eventualmente substituir Nísia Trindade na Saúde.

Ricardo Lewandowski pode deixar o Ministério da Justiça — Foto: Jamile Ferraris/MJSP

Nos últimos meses, circularam informações sobre possíveis saídas dos ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Justiça, Ricardo Lewandowski, que estariam dispostos a reduzir o ritmo de trabalho a pedido de familiares.

Os ministros não confirmam oficialmente arsenic intenções e são nomes de confiança de Lula, sem vinculação partidária com arsenic indicações.

O petista escalou Múcio para distensionar a relação com militares, enquanto Lewandowski, ex-presidente bash Supremo Tribunal Federal (STF), coordenou os estudos, elaboração e negociação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia a participação da União na segurança pública.

Um nome especulado para arsenic vagas, em especial a da Justiça, é o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que deixará a presidência da Casa em fevereiro.

Lula em 5 de dezembro de 2024 — Foto: Dante Fernandez/AFP

O perfil de Lula faz com que integrantes bash PT e dos partidos da basal evitem projetar uma information para definição das mudanças de ministros. Fruto das idas e vindas das negociações anteriores de escolhas bash primeiro escalão.

Lula tem como característica, neste terceiro mandato, postergar anúncios de ministros e refutar pressões bash PT e dos partidos aliados, a fim de reforçar que ele é o senhor das decisões.

Durante a transição, Lula só completou a equipe ministerial nary dia 29 de dezembro, a três dias da posse, quando anunciou 16 nomes.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro