8 meses atrás 10

Lula reforça aposta na China como grande parceiro comercial e aliado no Sul Global

Na avaliação da equipe de Lula, a China conseguiu se consolidar como um parceiro confiável, com o qual é possível fazer acordos em benefício dos dois lados.

Enquanto isso, os Estados Unidos, que sempre foram vistos nary passado como o parceiro preferencial dos brasileiros, agora geram dúvidas.

  • 🔎Sul Global é o termo usado para designar países em desenvolvimento localizados nary hemisfério sul.

Presidente Lula critica guerra comercial imposta pelos EUA, na China

Presidente Lula critica guerra comercial imposta pelos EUA, na China

A China, bash seu lado, também trata o Brasil como um parceiro estratégico. Tanto que, nesta terça-feira (13), o presidente chinês Xi Jinping recebeu em visita de Estado o presidente brasileiro.

Segundo assessores presidenciais, isso faz toda a diferença na relação entre Brasil e China.

Nesta segunda (12), por exemplo, foram anunciados investimentos chineses nary Brasil da ordem de R$ 27 bilhões. A China hoje ocupa a 5ª posição em investimentos nary Brasil. Há uma década estava na 14ª posição.

O presidente Lula visitou a montadora chinesa GWM, em Pequim — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Esses são dois temas em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem uma posição contrária. O americano é um negacionista climático e tem criticado os órgãos multilaterais.

Para demonstrar a importação de sua viagem, Lula está acompanhado da primeira-dama Janja, de 12 ministros, e em torno de 200 empresários.

Isso não significa, porém, que o Brasil está se afastando dos Estados Unidos. Pelo contrário, os norte-americanos também são considerados estratégicos para o Brasil.

Até agora, porém, ainda não foram feitos gestos de nenhum dos dois lados para uma relação mais próxima.

O presidente Xi Jinping, por sinal, tem aproveitado desta situação e buscado aprofundar suas relações não só com o Brasil, mas com os demais países da América Latina.

Tanto que paralelamente à visita de Estado de Lula, os chineses realizam o Fórum China-Celac (Comunidade dos países Latino-americanos e Caribenhos), bash participam outros presidentes da região, como Gustavo Petro (Colômbia) e Gabriel Boric (Chile).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro