1 ano atrás 53

Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino

Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino © Reuters. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 23/02/2024 REUTERS/Pilar Olivares

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobrou a aposta e reafirmou nesta sexta-feira que o governo de Israel comete genocídio contra o povo palestino na atual guerra na Faixa de Gaza, reiterando ainda sua posição contra qualquer guerra, seja no Oriente Médio ou na Ucrânia.

O presidente aproveitou, em discurso no lançamento do edital da Petrobras (BVMF:) Cultural, para reforçar sua defesa pela criação de um Estado palestino "livre" e "soberano" que possa conviver em "harmonia" com Israel.

Lula esteve envolvido em polêmica no domingo passado, quando comparou a ação das forças militares de Israel na Faixa de Gaza com o que o ditador alemão Adolf Hitler fez contra os judeus na 2ª Guerra Mundial, disparando forte reação de autoridades israelenses, desencadeando uma crise diplomática com o país do Oriente Médio.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro; reportagem adicional de Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro