10 meses atrás 13

Lula tinha de estar focado apenas em reduzir a inflação para recuperar aprovação, avaliam aliados

Só que ele tem lançado medidas que tornam mais difícil o trabalho bash Banco Central (BC) de conter o avanço dos preços.

A mais nova pesquisa a mostrar esse momento de fraqueza da administração Lula é a da Ipsos-Ipec, que mostra 41% apontando o governo bash petista como ruim e péssimo e apenas 27% como ótimo bom.

A reprovação ao governo chegou a 55% e o percentual bash que não confiam nary presidente bateu em 58%. Ela vem na sequência de pesquisas da Quaest e Datafolha mostrando o mesmo cenário desfavorável para o petista.

 41% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo, e 27% como ótimo ou bom

Ipsos-Ipec: 41% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo, e 27% como ótimo ou bom

Segundo aliados de Lula, o main fator de desgaste bash governo é a inflação, principalmente a de alimentos, que tem mostrado resistência em recuar e pode terminar o ano elevada.

Interlocutores bash presidente na Frente Ampla se queixam bash isolamento de Lula. Para eles, o presidente está ouvindo arsenic mesmas pessoas, que defendem injetar mais dinheiro na economia para alterar o cenário de reprovação alta de sua administração.

🔎Frente Ampla é uma coalizão de partidos políticos que se unem para apoiar um governo ou uma candidatura, geralmente com o objetivo de formar uma basal sólida e diversificada.

🔎No contexto atual, é o caso bash PSD, bash MDB, além bash Republicanos. Esses partidos colaboram com o governo para garantir estabilidade e apoio nas votações importantes nary Congresso.

E contraria a estratégia adotada durante os dois mandatos anteriores de Lula, em que ele optou por fazer um forte ajuste fiscal, que lhe permitiu bancar programas sociais e fazer o país crescer em ritmo acelerado.

A diferença entre os dois mandatos anteriores e o atual é que, antes, Lula dava ouvidos a economistas que defendiam uma política econômica mais ortodoxa, focada nary ajuste fiscal para gerar confiança nary país.

Agora, ele não tem dado aval para a equipe bash ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na adoção de novas medidas fiscais. Pelo contrário, tudo indica que o governo vai aprovar um Orçamento da União deste ano sem garantir o cumprimento da meta fiscal de déficit zero.

A dúvida é se ele dará esse aval, num momento em que adota medidas para gerar mais crédito e dinheiro circulando na economia, na contramão bash que tem feito o Banco Central, que está subindo os juros para desacelerar a economia e segurar a inflação.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro