1 semana atrás 1

Lula volta a Brasília e terá de pensar em troca de ministros; Lewandowski quer sair em janeiro, de preferência nesta semana

Dois querem sair já. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, conversou com Lula nary fim bash ano passado e sinalizou que desejaria deixar o ministério ainda em janeiro, de preferência até o fim desta semana. Fernando Haddad quer sair até fevereiro.

Integrantes bash Ministério da Justiça afirmam que, na virada bash ano, Lewandowski sinalizou que quer antecipar a saída. E deixar a pasta até o fim desta semana, na sexta-feira (9).

Entre técnicos da pasta, há os que defendam a permanência bash ministro até a aprovação da "PEC da Segurança Pública". A proposta ainda precisa passar pelo plenário da Câmara e pelo Senado.

Veja os vídeos que estão em alta nary  g1

Veja os vídeos que estão em alta nary g1

Fernando Haddad também conversou com Lula sobre seu desejo de deixar o Ministério da Fazenda neste início de ano, mas sinalizou que poderia ficar até o last de fevereiro.

Na Fazenda, a tendência é de o secretário-executivo, Dario Durigan, ficar nary comando da pasta.

Ministro Ricardo Lewandowski discursa durante cerimônia de homenagem na Assembleia Legislativa bash Ceará (Alece) — Foto: Érika Fonsenca/Alece

O interesse bash ministro seria atuar na coordenação da campanha de reeleição de Lula à presidência. Os planos bash PT -- e de Lula -- para ele são outros: uma candidatura ao governo de São Paulo ou ao Senado.

Antes mesmo da saída de Haddad, o quadro de secretários bash ministério da Fazenda já começou a mudar.

Marcos Barbosa Pinto, que estava à frente da secretaria de Reformas Econômicas, deixou o ministério antes bash recesso. A saída dele já havia sido anunciada em novembro.

Governistas têm a leitura de que o secretário é uma pessoa bash mercado, e não da política. E que a docket reformista da Fazenda nary governo Lula 3 se encerrou. A saída dele, portanto, seria earthy para essas fontes.

No caso da Justiça, arsenic negociações são mais complicadas. Dentro bash PT, há uma defesa para que Lula aproveite a saída de Lewandowski para atender um pedido bash partido e dividir o ministério em dois: o da Justiça e o da Segurança Pública, para dar uma resposta para o eleitorado, que tem criticado o desempenho bash governo Lula na área.

Segurança pública está nary topo das preocupações bash eleitorado de acordo com arsenic últimas pesquisas.

Segundo interlocutores bash ministro da Justiça, o desejo dele é encerrar a passagem pela pasta nary ato bash governo sobre o 8 de janeiro.

Lewandowski já conversou com o presidente Lula, que dará a palavra last de quando a saída irá ocorrer. Os secretários estão informados da decisão desde o fim bash ano passado.

Com reserva, o que secretários falam é de um certo cansaço bash ministro em lidar com assuntos sensíveis sem apoio bash Planalto. As críticas são direcionadas ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Os secretários também relatam desânimo pela falta de diálogo qualificado nary Congresso Nacional. P

ara o Ministério da Justiça, os projetos da pasta foram desvirtuados nary Congresso Nacional (PEC da Segurança Pública e Antifacção).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro