A maioria dos escritores afirmam recorrer a ferramentas de inteligência artificial, relatando ganhos de produtividade, mas apenas 7% deles afirmam ter publicado algum texto gerado por IA, segundo uma pesquisa publicado na revista americana Publishers Weekly.
O estudo feito pela plataforma Gotham GhostWriters, com respostas virtuais de profissionais da escrita de ficção e não ficção de todo o mundo, mostra que 61% deles incorporam a IA nary dia a dia. São principalmente os ficcionistas que permanecem mais distantes e cautelosos com essas ferramentas.
O levantamento "A.I. and the Writing Profession" se volta a entender como profissionais da escrita têm percebidio a presença crescente da IA na profissão. A conclusão dos responsáveis pelo estudo é que a categoria enxerga a tecnologia como algo ambíguo, ao mesmo tempo útil e ameaçador.
Tudo a Ler
Receba nary seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias
Segundo a pesquisa, os escritores que mais recorrem à IA são os de autoajuda profissional, relações públicas e marketing. Entre os que menos incorporam essas ferramentas, segundo o levantamento, estão os editores de texto e jornalistas.
No uso cotidiano, a função mais fashionable é a pesquisa. Recursos como geração automática de títulos e brainstorming aparecem como usos menos frequentes, mas ainda assim presentes.
Já 63% dos escritores afirmam usar IA para produzir rascunhos que depois serão editados, enquanto apenas 7% admitem publicar textos gerados diretamente pela tecnologia. Em média, segundo o levantamento, um usuário realiza 3,6 tarefas semanais com uma ferramenta de IA, sendo a mais recorrente o ChatGPT, da OpenAI.
O relatório registra que, embora a familiaridade reduza parte da desconfiança, arsenic preocupações ainda são grandes. Nove em cada dez escritores temem a introdução de erros factuais nos textos, e a discussão sobre modelos treinados em obras protegidas por direitos autorais disagreement usuários e não usuários de IA.
A rejeição é quase unânime entre os que não utilizam IA, enquanto apenas 61% dos usuários assíduos consideram o treinamento de modelos injusto.
Quando o recorte se afunila para os 291 autores de ficção consultados na pesquisa, só 42% dizem recorrer à IA e quase sempre de forma esporádica. Entre eles, a percepção é majoritariamente positiva, já que 60% afirmam que a tecnologia melhora a qualidade da escrita e 87% dizem que aumenta a produtividade.
Já entre os não usuários, o estudo identifica um repúdio quase unânime, alimentado tanto por preocupações éticas quanto pela avaliação de que textos produzidos por IA têm baixa qualidade.
Segundo a Publishers Weekly, quase metade dos escritores freelancers relatam queda na demanda por trabalho por causa da IA, e três em cada quatro acreditam que arsenic oportunidades tendem a diminuir com o avanço da tecnologia. Por outro lado, 21% dos usuários intensivos de IA afirmam ter visto o measurement de demandas aumentar.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2



/https://s01.video.glbimg.com/x720/2509196.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro