A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver ocorrerá nesta terça-feira (25) em Brasília, dez anos após reunir mais de 100 mil mulheres, em 2015.
Os temas são defesa de justiça social, reparação histórica e dignidade. São esperadas participantes de todas as regiões do Brasil e de mais de 40 países.
A programação começa às 9h, com sessão solene no Congresso Nacional. Entre as deputadas presentes estarão Benedita da Silva (PT-RJ), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Célia Xakriabá (PSOL-MG), além de lideranças dos movimentos negros.
"A Marcha é um grito coletivo contra o racismo estrutural e a violência que atinge diariamente as mulheres negras. É também afirmação de futuro: quando uma mulher negra ocupa as ruas, ela move toda a sociedade", diz Petrone.
Às 10h, as participantes seguem pela Esplanada dos Ministérios. À noite, às 19h30, uma comitiva será recebida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, para tratar da urgência de mudanças na política de segurança pública. Durante todo o dia, a área externa do Museu Nacional recebe a Feira das Ganhadeiras.
A Marcha integra a Semana por Reparação e Bem Viver, realizada de 20 a 26 de novembro em Brasília.
Entre 22 e 24 de novembro, os Diálogos Globais reúnem mulheres da África, Américas e Europa.
Na programação, destacam-se duas mesas promovidas pelo Instituto Update: "De Abya Yala à África: Mulheres Negras Tecendo o Poder Global da Sexta Região" (dia 23), conduzida por Tania Ramírez, Coordenadora de Projetos para América Latina do Update, e "Entre nós e nossas comunidades" (dia 24) , mediada por Marília Gomes, Coordenadora de Projetos para Brasil do Update.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
6




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro