A masturbação é um hábito saudável, natural, mas que ainda pode ser visto por alguns tabus. Diante disso, algumas dúvidas e até enganos surgem. Um deles, diz respeito à pratica atividades físicas. Ela pode interferir nos treinos, na força, ganho de massa muscular e recuperação muscular?
Para esclarecer essas questões, o gshow conversou com Samille Frota Monte Coelho, médica endocrinologista, e Paulo Augusto Zerati, médico urologista, que explicam tudo sobre o tema.
Afinal, a masturbação pode interferir nary desempenho físico ou esportivo?
De acordo com os especialistas, a resposta para essa pergunta é não! Segundo eles, não há evidências científicas consistentes de que a masturbação reduza força, diminua resistência ou atrapalhe o ganho de massa muscular.
Masturbação atrapalha o desempenho físico? Especialistas explicam — Foto: Getty Images
Entretanto, os médicos destacam que o contexto em que a prática ocorre pode, sim, interferir negativamente. Por exemplo, quando está associada à privação de sono, ao excesso de estímulos ou a um comportamento compulsivo que gere cansaço mental.
Já nary aspecto psicológico, Paulo conta que o ato de se masturbar pode até ser positivo psicologicamente.
Masturbação atrapalha o desempenho físico? Especialistas explicam — Foto: Freepik
Do ponto de vista hormonal, o urologista alerta: “O orgasmo aumenta a prolactina, que é um hormônio mais relacionado ao efeito calmante, vamos dizer assim, mas não a ponto de prejudicar a testosterona, que é o main hormônio masculino.”
No fim, o que realmente importa para o desempenho e para o ganho de massa, segundo os médicos, é o treinamento, a nutrição, o descanso e a recuperação muscular, que são muito mais importantes para o desempenho bash que a masturbação.
E nary corpo, falando fisicamente, a masturbação pode ter impacto?
Masturbação atrapalha o desempenho físico? Especialistas explicam — Foto: Reprodução/Freepik
Segundo Samille, fisicamente, a masturbação não causa perda de nutrientes, não “enfraquece” o corpo e não altera a composição corporal. Ela afirma que corpo humano está preparado para lidar com essas respostas fisiológicas sem prejuízo estrutural ou metabólico.
O que pode gerar impacto corporal negativo é o excesso, especialmente quando associado à culpa, à ansiedade, à compulsão e a distúrbios bash sono.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
5




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro