Os integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) Arthur do Val, mais conhecido como Mamãe Falei, e Renato Battista afirmam que suas credenciais de imprensa para a COP30 foram suspensas após discussões que tiveram com os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência) na conferência sobre mudança climática realizada em Belém (PA).
O Painel enviou pedido de posicionamento para o órgão responsável pela emissão de credenciais do evento, mas não teve resposta.
Na COP30, Do Val estava gravando vídeos em que abordava ministros com provocações. Anielle e Boulos retrucaram lembrando dos áudios sexistas gravados pelo membro do MBL durante viagem à Ucrânia e que levaram à sua cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2022. Ambos xingaram Do Val de assediador.
Do Val, por sua vez, pediu que Boulos justificasse o voto que ajudou o deputado federal André Janones (Avante-MG) a se livrar de processo de cassação por suposto esquema de "rachadinha" em seu gabinete.
Reportagem da Folha publicada nesta quinta-feira (13) mostrou que a ONU criticou a organização da COP30 pelo que considera falhas de infraestrutura e de segurança e exige que os problemas sejam resolvidos.
Os pedidos foram feitos após manifestantes quase conseguirem entrar na zona reservada do pavilhão onde acontecem as negociações diplomáticas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 hora atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro