1 hora atrás 1

MBL diz que teve credenciais para a COP30 suspensas após atritos com ministros

Os integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) Arthur do Val, mais conhecido como Mamãe Falei, e Renato Battista afirmam que suas credenciais de imprensa para a COP30 foram suspensas após discussões que tiveram com os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência) na conferência sobre mudança climática realizada em Belém (PA).

O Painel enviou pedido de posicionamento para o órgão responsável pela emissão de credenciais do evento, mas não teve resposta.

Na COP30, Do Val estava gravando vídeos em que abordava ministros com provocações. Anielle e Boulos retrucaram lembrando dos áudios sexistas gravados pelo membro do MBL durante viagem à Ucrânia e que levaram à sua cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2022. Ambos xingaram Do Val de assediador.

Do Val, por sua vez, pediu que Boulos justificasse o voto que ajudou o deputado federal André Janones (Avante-MG) a se livrar de processo de cassação por suposto esquema de "rachadinha" em seu gabinete.

Reportagem da Folha publicada nesta quinta-feira (13) mostrou que a ONU criticou a organização da COP30 pelo que considera falhas de infraestrutura e de segurança e exige que os problemas sejam resolvidos.

Os pedidos foram feitos após manifestantes quase conseguirem entrar na zona reservada do pavilhão onde acontecem as negociações diplomáticas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro