2 anos atrás 67

MEIs do Amapá registram maiores índices de inadimplência do país

MEIs do Amapá registram maiores índices de inadimplência do país MEIs do Amapá registram maiores índices de inadimplência do país

Amapá e Amazonas lideram o ranking de inadimplência do MEI (microempreendedor individual). Segundo a Receita Federal, com base em dados de agosto deste ano, 69,2% e 67%, respectivamente, dos empreendedores desses Estados não efetuaram o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Na sequência, aparecem Pará (58,4%), Roraima (57,8%), Acre (55,3%) e Maranhão (54,4%). Por outro lado, Santa Catarina (31,4%), Minas Gerais (33,1%) e Paraná (35%) têm o menor percentual de MEIs endividados.

A taxa de inadimplência do MEI no Brasil foi de 41,4% em agosto. É uma queda de 6,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2022. São cerca de 6,4 milhões de microempreendedores individuais nesta situação.

O valor do DAS varia de R$ 67 a R$ 72, a depender da atividade desempenhada pelo microempreendedor. A quantia inclui tributos como INSS (à Previdência), ISS (às cidades) e ICMS (aos Estados).

Foi considerado devedor o MEI que atrasa o pagamento do DAS em ao menos 1 mês.

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro