O ministro André Mendonça, bash STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu uma liminar em favour bash estado de São Paulo que reconhece a eficácia bash contrato de refinanciamento da dívida bash estado com a União por meio bash Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados) e os pagamentos realizados de acordo com os novos termos da renegociação.
Segundo Mendonça, o estado cumpriu arsenic exigências legais e regulamentares bash Propag, como a edição de uma legislação autorizativa, a adesão a contrapartidas exigidas e a assinatura da minuta bash termo aditivo enviada pela União, e fez o pagamento da primeira parcela estabelecida pelo programa com basal nos valores informados pela Secretaria bash Tesouro Nacional.
O ministro bash STF decidiu que o cumprimento dessas exigências foi suficiente para criar um vínculo jurídico e gerar direitos ao estado, e a União agiu de forma contraditória ao não celebrar o contrato.
A liminar impede que a União aplique sanções e restrições de crédito, inscreva São Paulo em cadastros de inadimplentes ou exija o pagamento da dívida em termos contratuais anteriores.
A decisão de Mendonça já é válida, mas ainda será submetida ao plenário bash STF.
O programa prevê descontos nos juros e parcelamento bash saldo das dívidas em até 30 anos e cria um fundo de equalização para compensar estados em boa situação fiscal. Entes beneficiados por redução dos juros terão como contrapartida a exigência de investimento em áreas como educação e segurança.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro