Resiliência, flexibilidade, agilidade, pensamento crítico e liderança com influência social são cruciais para os profissionais que estão ou querem entrar no mercado de trabalho, mas as empresas também devem investir no desenvolvimento dos funcionários para melhorarem suas habilidades.
Eliana Mota, gerente de conhecimento e aprendizagem da ABRH-SP
Para isso, Eliana defende métodos que vão além das técnicas tradicionais de ensino para auxiliar na qualificação dos profissionais. "Projetos práticos, rotações dentro da empresa e mentorias são essenciais para o desenvolvimento profissional."
Para Mariana, as organizações têm um papel essencial na formação da força de trabalho, pois os profissionais não chegam prontos. "Precisamos construir programas que retenham talentos e qualifiquem pessoas ao longo da vida", diz a especialista.
Programas personalizados para desenvolvimento. Na L'Oréal, Monique Cordeiro, gerente de recursos humanos, treinamento & desenvolvimento, explica como a empresa estruturou programas robustos de requalificação. A multinacional mapeou as skills dos colaboradores em todos os países e criou uma biblioteca com 578 competências, divididas por áreas como RH, finanças e comercial, por exemplo.
Cada colaborador fez uma autodeclaração das habilidades que possuía ou não e podia incluir outras não previstas inicialmente no sistema, para compor a nossa trilha de conhecimento.
Monique Cordeiro, gerente de recursos humanos da L'Oreal
Mapeamento gerou plataforma de aprendizagem. O processo de mapeamento da L'Oreal começou em maio de 2024. Com os dados em mãos, a empresa criou uma plataforma online de aprendizagem que personaliza a trilha de conhecimento para o desenvolvimento das habilidades necessárias para cada colaborador.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro