1 hora atrás 2

Mercado prevê inflação brasileira de volta à meta antes do fim do ano

Projeções mostram IPCA de volta à meta. A mediana das expectativas mais recentes apresentadas pelo Relatório Focus, que consulta diariamente as perspectivas de analistas, indica que a inflação deste mês de novembro será de 0,22%. Caso a taxa seja confirmada, o IPCA recuará para 4,5% no acumulado em 12 meses, exatamente o limite superior da meta. Para dezembro, a variação prevista é de 0,5%

Hoje, a conclusão é de que o IPCA será de 4,3% neste ano, com as perspectivas de risco mais baixistas [para os meses de novembro e dezembro].
Andréa Angelo, estrategista da Warren Investimentos

Nas nossas contas, o IPCA de novembro será de 0,23% e fica um pouquinho acima do limite superior da meta, mas para o final do ano elas indicam o índice já dentro do limite.
Heliezer Jacob, economista do C6 Bank

Inflação na meta em 2025 não é unanimidade. Ainda que a confirmação das medianas mostrem o índice de 2025 em 4,48%, parte dos analistas avalia que as variações do IPCA nos dois últimos meses deste ano serão um pouco maiores e, consequentemente, o fechamento da inflação deste ano ficarica acima da meta. As projeções mais altas para o acumulado em 12 meses indicam a inflação em 4,9% ao final de 2025.

Índice ficou na meta só uma vez desde 2021. A margem de tolerância definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) foi superada em 2021, 2022 e 2024. Para este ano, uma mudança no sistema de metas estabelece que o limite passa a ser furado apenas quando o IPCA acumulado em 12 meses superar o limite de tolerância por seis meses consecutivos. O cenário foi registrado em junho e obrigou o presidente do BC (Banco Central) a enviar uma carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro