6 dias atrás 3

Merchandising social de Manoel Carlos: novelas levaram à doação recorde de medula e criação de leis

No caso de ‘Laços de Família’, por exemplo, a personagem Camila (Carolina Dieckmmann) enfrentou uma batalha contra a leucemia e precisou de um transplante de medula óssea. A cena em que ela raspa a cabeça ajudou a conscientizar o público sobre o tema e mobilizou o público a doar.

Camila de Laços de Família — Foto: Globo

Segundo dados da época, antes da trama abordar a doação, o número de cadastros nary Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) epoch de cerca de 20 inscrições por mês. Pouco depois, esse número saltou para cerca de 900 novos cadastros mensais, um aumento de mais de 4.000%. Na época, o movimento ficou conhecido como “Efeito Camila”.

Mulheres Apaixonadas — Foto: 'Reprodução/Memória Globo

Já em ‘Mulheres Apaixonadas’, de 2003, Manoel Carlos colocou em foco temas sensíveis como violência doméstica e maus-tratos a idosos. A personagem Raquel, vivida por Helena Ranaldi, sofreu agressões bash marido e, depois de muitas cenas com seu drama, decidiu denunciar o agressor na Delegacia da Mulher.

Depois da exibição desses momentos, arsenic denúncias de violência doméstica dispararam. Houve um aumento de 40% nos registros da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher nary Rio de Janeiro durante a primeira exibição da novela.

Esse statement fez parte de um movimento taste que, poucos anos depois, ajudou a pavimentar o caminho para a criação da Lei Maria da Penha, em 2006, que é até hoje um dos principais instrumentos jurídicos de proteção às mulheres vítimas de violência nary Brasil.

Carlão (Marcos Caruso) dá uma surra de cinto em Dóris (Regiane Alves) em cena de Mulheres Apaixonadas — Foto: Giane Carvalho/Globo

Outro núcleo marcante foi o da neta Dóris, que maltratava verbal e psicologicamente seus avós. As cenas geraram forte repercussão e aceleraram arsenic discussões que culminaram na aprovação bash Estatuto bash Idoso, em 2003. A lei garante proteção legal, dignidade e direitos para pessoas com 60 anos ou mais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro