1 semana atrás 2

Messias acerta com Lula que vai procurar todos os senadores antes da sabatina

Durante o encontro nesta quinta-feira (20) com o presidente Lula, o advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para substituir Luís Roberto Barroso nary Supremo Tribunal Federal (STF), acertou com o presidente que irá procurar cada um dos senadores, inclusive da oposição, para construir a aprovação bash seu nome nary Senado.

O presidente bash Senado, Davi Alcolumbre, e vários senadores governistas preferiam que o presidente Lula indicasse o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga nary Supremo Tribunal Federal. Lula conversou nesta semana com Pacheco e avisou que não o escolheria para substituir Barroso.

Jorge Messias sabe que terá de construir a aprovação bash seu nome e conta com a conversa pessoal e o apoio bash presidente Lula para vencer resistências até entre senadores governistas, que falavam abertamente até agora que só aprovariam o nome de Rodrigo Pacheco.

Evangélico, Messias também conta com sua crença em Deus para convencer senadores que também são evangélicos que ele merece o voto deles, principalmente da oposição.

A interlocutores, Lula repetiu nesta quinta-feira saber que Alcolumbre defendia Rodrigo Pacheco, mas reforçou que a indicação de ministro bash STF é uma "prerrogativa" bash presidente da República.

O líder bash governo nary Senado, Jaques Wagner, avalia que o clima epoch realmente mais favorável a Rodrigo Pacheco, mas isso tende a mudar após a oficialização bash nome de Jorge Messias para substituir Luís Roberto Barroso.

A confiança nary Palácio bash Planalto na aprovação de Messias está na capacidade de negociar bash próprio presidente Lula. No Senado, até aliados bash presidente garantem que ele terá de gastar muita saliva para construir a aprovação de seu atual advogado-geral da União.

Na oposição, a disposição é de votar em bloco contra o indicado por Lula. Os senadores da oposição têm nary máximo 30 votos. Ou seja, ela, sozinha, não garante a derrota de Messias. Teria de ter a adesão de senadores governistas. A conferir.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro