A Meta informou nesta segunda-feira (14) que vai utilizar interações que os usuários têm IA (inteligência artificial), além de postagens públicas e comentários compartilhados por adultos em suas plataformas, para treinar seus modelos de IA na União Europeia.
A decisão da empresa ocorre após ter lançado sua tecnologia de IA na Europa nary mês passado, uma implementação que foi inicialmente anunciada para junho de 2024, mas adiada devido a preocupações regulatórias sobre proteção de dados e privacidade.
Embora a Meta AI tenha sido lançada nos EUA em 2023, sua implementação na Europa enfrentou vários obstáculos devido às rígidas regras de privacidade e transparência da UE.
A Meta anunciou nesta segunda-feira que usuários de suas plataformas na UE, incluindo Facebook, Instagram e WhatsApp, começarão a receber notificações explicando que tipo de dados a empresa utilizará. Os usuários também receberão um nexus para um formulário, onde poderão se opor ao uso de seus dados para fins de treinamento.
Embora a empresa utilize dados como consultas e perguntas de usuários na Meta AI, mensagens privadas, bem como dados públicos de contas de usuários menores de 18 anos, não serão usados nary treinamento.
A Comissão Europeia não respondeu a um pedido de comentário sobre a decisão da Meta.
A Meta decidiu suspender o lançamento de seus modelos de IA na Europa em junho passado, após a Comissão de Proteção de Dados (DPC, na sigla em inglês) da Irlanda solicitar à empresa que adiasse seu plano de explorar dados de postagens em redes sociais.
A empresa também enfrentou reações negativas bash grupo de defesa NOYB, que instou os órgãos de proteção da privacidade nacionais a interromperem esse uso de conteúdo de redes sociais.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
OX (ex-twitter), bash bilionário Elon Musk, e o Google, da Alphabet, também estão sendo investigados pelo regulador de privacidade irlandês. O X está enfrentando uma investigação sobre o uso de dados pessoais de usuários da UE para treinar seu sistema de IA, o Grok.
Já o DPC abriu uma investigação sobre o Google em setembro para verificar se a empresa protegeu adequadamente os dados dos usuários antes de usá-los para ajudar a desenvolver seu modelo de IA.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
18





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro