1 semana atrás 2

Micro-ondas não esquenta: o que pode ser? Saiba os principais motivos

O micro-ondas é um eletrodoméstico presente na rotina de milhões de famílias, graças à facilidade que ele oferece de preparar ou descongelar alimentos em poucos minutos. Porém, quando o aparelho parece funcionar e ainda assim a comida permanece fria, surge a frustração: o micro-ondas não esquenta mais. Esse tipo de problema pode ter várias causas, que vão desde erros na configuração, passando por falhas na fonte de energia, até defeitos mais sérios que exigem reparos mais complexos.

Para ajudar a entender o que faz o micro-ondas não esquentar, o TechTudo preparou um guia com seis motivos comuns para essa falha. Com essas dicas, o usuário terá informações sobre o que está acontecendo com o aparelho e quais passos seguir antes de substituir ou mandar o micro-ondas para o conserto. Confira, logo abaixo, todas as dicas e saiba o que fazer antes de levar o eletrodoméstico na assistência técnica e gastar um dinheirão.

 Divulgação/ Electrolux Vários problemas podem fazer o micro-ondas não aquecer os alimentos — Foto: Divulgação/ Electrolux

Micro-ondas liga, mas não esquenta: entenda os seis principais vilões

Se o micro-ondas liga, mas não esquenta, alguns fatores podem estar por trás do problema. Confira, a seguir, as principais falhas que ocorrem com esse eletrodoméstico e saiba se vale a pena consertar ou comprar um novo.

  1. Configurado no menor nível de calor
  2. Trava de segurança ativada
  3. Porta com defeito
  4. Problemas de energia
  5. Defeitos internos
  6. Painel de controle não funciona corretamente

1. Configurado no menor nível de calor

Uma das causas mais comuns para o micro-ondas não esquentar está na configuração de potência. Muitas vezes, seja por esquecimento ou distração, as pessoas acabam deixando o nível de potência muito baixo. Muitos modelos permitem selecionar níveis de potência em percentual, que varia de 10%, para o mínimo, e 100%, para o máximo, ou por representações ou símbolos, onde P10 é o máximo. Se o aparelho estiver, por exemplo, no nível mínimo, o calor gerado pode ser tão baixo que a comida permanece fria ou pouco aquecida. Neste caso, antes de procurar um técnico especializado, a dica é consultar o manual do aparelho ou verificar o nível de potência no painel de controle do micro-ondas.

 Reprodução/Unsplash Potência e tempo inadequados podem fazer o micro-ondas não esquentar corretamente os alimentos — Foto: Reprodução/Unsplash

2. Trava de segurança ativada

Alguns micro-ondas possuem um recurso de “trava de segurança” que impede o funcionamento normal do aparelho enquanto estiver ativado. Essa trava pode ser acionada quando a porta do aparelho não está totalmente fechada ou por alguma configuração no painel de controle que bloqueia o acionamento correto do sistema de aquecimento. A solução, nesse caso, é verificar se a porta está bem encaixada ou se não há nenhuma programação ativa que impeça o funcionamento correto do aparelho. Persistindo a falha, será necessário procurar uma assistência técnica para a avaliação do problema.

 Reprodução/Freepik Algumas ações do dia a dia podem danificar o seu micro-ondas de forma permanente — Foto: Reprodução/Freepik

Ainda nela, a porta do micro-ondas tem papel fundamental: se não fechar corretamente, o aparelho pode não acionar o aquecimento, mesmo que a luz interna e o prato girem normalmente. De acordo com manuais dos fabricantes, se o micro-ondas estiver ligado, mas sem aquecer, o usuário deve verificar se a porta está corretamente encaixada e travada. Também é recomendado verificar se não existe nenhum dano no vidro da porta, pois esses defeitos podem impedir o funcionamento do sistema de aquecimento do aparelho. Caso seja identificado que o defeito está nela, a peça terá que ser substituída para que o micro-ondas volte a funcionar normalmente.

 Reprodução/Amazon Porta do micro-ondas deve permanecer completamente fechada para o bom funcionamento do eletrodoméstico — Foto: Reprodução/Amazon

Nem sempre o problema de aquecimento está ligado diretamente ao funcionamento do micro-ondas. Em alguns casos, o “vilão” pode ser a fonte de energia. Isso inclui cabo de alimentação danificado, tomada com mau contato, uso de adaptadores ou disjuntor desarmado. Mesmo com o aparelho aparentemente funcionando, a tensão pode estar abaixo do ideal para o aquecimento.

A recomendação em situações assim é verificar se o cabo está bem conectado, se a tomada está funcionando com outros aparelhos e se o fornecimento de energia está regular, já que uma tensão instável pode impedir o sistema de geração de ondas de micro-ondas de operar. Caso sejam identificados problemas no cabo ou no plugue, será necessária a substituição.

 Reprodução/Freepik O usuário deve ficar atento se o aparelho está corretamente conectado com a fonte de energia — Foto: Reprodução/Freepik

Se o usuário já verificou os quatro itens anteriores, o defeito pode estar relacionado a componentes internos do aparelho. Esses componentes são responsáveis pela geração e distribuição da radiação de micro-ondas e seu bom funcionamento é essencial para que o aquecimento ocorra. Confira abaixo os principais defeitos relacionados a sistemas internos do eletrodoméstico. Lembrando que o reparo desses dispositivos deve ser feito por um profissional especializado.

  • Magnetron: dispositivo essencial para a geração de calor do micro-ondas. Se estiver danificado ou queimado, o forno não aquece, mesmo que pareça funcionar normalmente.
  • Fusível de alta tensão e termostato térmico: os dois sistemas são ferramentas de segurança que protegem o conjunto de alta tensão. Um defeito pode provocar um corte de energia e o micro-ondas não aquece.
  • Diodo de alta tensão: a peça converte a corrente alternada em corrente contínua de alta tensão para o magnetron. Um diodo com defeito impede a geração correta de potência energética para o magnetron, impedindo o funcionamento correto do micro-ondas.
  • Capacitor: a função dessa peça é fornecer a carga elétrica necessária para o magnetron produzir as ondas eletromagnéticas que aquecem o alimento. Quando ocorre alguma falha, o micro-ondas pode demorar mais do que o normal para aquecer ou esquentar os alimentos de forma irregular.
 Freepik Problemas internos e na parte eletrônica deve ser analisado por um técnico especializado — Foto: Freepik

6. Painel de controle não funciona corretamente

Por fim, mesmo que todo o sistema de aquecimento esteja em ordem, se o painel de controle não estiver funcionando corretamente, o micro-ondas pode não iniciar o ciclo de aquecimento ou operar apenas parcialmente. De acordo com os fabricantes, falhas na placa de controle podem ocorrer quando o aparelho liga, funciona normalmente, mas não aquece, já que os comandos não estão funcionando de acordo com a seleção do usuário. Por ser um defeito relacionado à parte eletrônica do aparelho, o reparo deve ser feito por um profissional especializado.

 Reprodução/Freepik O micro-ondas me auxilia bastante no dia a dia cheio de tarefas — Foto: Reprodução/Freepik

* Com informações da Electrolux, Brastemp e Whirpool.

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro