Modo IA é uma ferramenta integrada ao buscador do Google e se configura como uma nova forma de pesquisa que utiliza inteligência artificial (IA) para entregar respostas sintetizadas, resumos completos e permitir uma interação direta na página de resultados. Diferente de uma busca tradicional que lista links, o Modo IA processa informações de múltiplas fontes da web para gerar uma resposta única. A tecnologia é novidade no Brasil e, com o objetivo de tirar as suas dúvidas, o TechTudo preparou este guia completo sobre o IA Mode. Confira.
"Modo IA" de pesquisa do Google: saiba mais sobre as mudanças no buscador — Foto: Reprodução/Ryan Haines/Android Authority O que é o Modo IA do Google?
Conheça o Modo IA do Google — Foto: Reprodução: Google O Modo IA do Google é um recurso de busca que utiliza inteligência artificial, especificamente o modelo Gemini 2.5 Pro, para analisar e sintetizar informações de fontes da web, entregando ao usuário não uma lista de links, mas um painel com um resumo completo sobre o tema pesquisado. A ferramenta divide a pergunta em partes, busca cada parte ao mesmo tempo em diferentes fontes e reúne as informações para criar uma resposta clara. Esse processo é chamado de "expansão de consulta" (ou query fan-out, em Inglês).
Quais são os principais recursos do Modo IA?
Resultado de busca feita com o "Modo IA" do Google — Foto: Reprodução/Google O principal recurso do Google IA Mode é a geração de resumos contextuais acompanhados da citação das fontes utilizadas pela IA para criá-los, o que permite que o usuário clique e verifique a origem da informação. Além disso, a ferramenta introduz um assistente de "conversação", que possibilita perguntas de acompanhamento diretamente no painel do Modo IA para aprofundar a pesquisa sem a necessidade de refazer a busca. Outra funcionalidade é a pesquisa por voz ou foto de um objeto, graças à integração com o Google Lens.
Mesmo com toda a praticidade do Modo IA, vale ressaltar que as IAs generativas podem ocasionalmente cometer erros (a chamada "alucinação"). Por isso, a própria empresa enfatiza a importância da verificação das fontes citadas para confirmar os dados e contextos fornecidos pelo resumo da IA.
Como ativar e usar o Modo IA
É possível acessar o Google IA Mode na tela inicial do buscador — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo Ativar o Modo IA é um processo simples e integrado à interface do Google. Ao realizar uma busca no navegador de um dispositivo Android, iOS (iPhone) ou em computadores e notebooks como o Chrome, Firefox, Microsoft Edge e outros, o usuário verá a barra para a digitação e, ao lado da câmera, aparece um novo ícone identificado como "Modo IA". Basta tocar sobre esse ícone para que a busca seja reprocessada e o painel de resumo gerado pela inteligência artificial seja exibido no topo da página, seguido pelos links de sites tradicionais.
Modo IA vs. Gemini: qual a diferença?
Entenda a diferença entre o Google IA Mode e o Gemini — Foto: Reprodução/Shutterstock Embora estejam conectados, o Modo IA e Gemini são produtos distintos com propósitos diferentes. A diferença central está na aplicação: o primeiro é um recurso de busca que utiliza o poder do modelo de IA Gemini para aprimorar a experiência de pesquisa tradicional do (e no) Google. Ele é uma camada de inteligência sobre o mecanismo de busca existente, focada em resumir informações publicadas na Internet.
Já o Gemini Google é uma plataforma de IA generativa independente, que funciona como um chatbot similar ao ChatGPT, da OpenAI. O software tem um estilo conversacional com o usuário para uma gama mais ampla de tarefas, como redigir textos, brainstorming de ideias, gerar código de programação, entre outras, não estando necessariamente atrelado à busca de informações indexadas na web em tempo real. Em resumo, o Modo IA é a busca do Google turbinada pelo Gemini, enquanto o Gemini é o assistente de IA multifuncional da big tech.
Veja também: Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!
Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
7

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/U/C/7hBIuATlCxYNIGUBlnFA/pexels-tima-miroshnichenko-7047242.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/o/Z/aVZJF3S1Sya9AxBiMGWQ/fernandopodolski-31-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/q/uBv2PvS9OhMBtOL1sUBw/close-up-feet-getting-warm-home-1.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro