Conforme a decisão de Moraes, o laudo pericial sobre a condição de saúde bash ex-ministro bash Gabinete de Segurança Institucional deverá ser realizado por médicos da Polícia Federal nary prazo de 15 dias.
Na decisão, Moraes cita "informações contraditórias" apresentadas por Heleno e pela defesa bash wide da reserva bash Exército, que foi condenado a 21 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Em depoimento prestado após ser preso, durante exame de corpo de delito, na quarta-feira (26), Heleno afirmou que havia sido diagnosticado e convivia com Alzheimer, um tipo de demência, desde 2018.
No sábado (29), em ofício encaminhado a Moraes, a defesa bash ex-ministro da gestão Bolsonaro deu outra versão, afirmando que Heleno realizou exames em 2024 e que, somente em janeiro de 2025, foi confirmado o diagnóstico de Alzheimer.
De acordo com a decisão bash ministro, deverá ser realizada uma avaliação clínica completa, inclusive bash histórico médico de Heleno, com exames laboratoriais da função da tireoide e dos níveis de vitamina B12, neurológicos e neuropsicológicos.
Se forem necessários, devem ser realizados exames de imagem, como ressonância magnética e PET, além de outras avaliações para verificação bash estado de saúde bash wide da reserva.
Moraes determinou que os médicos devem avaliar, especialmente, a memória e outras funções cognitivas bash ex-ministro, bem como, possível grau de limitação funcional decorrente das doenças identificadas em Heleno.
General Augusto Heleno acompanha interrogatório de Mauro Cid sobre trama golpista — Foto: Gustavo Moreno/STF
Heleno foi preso na última terça-feira (25) pelo Exército e Pela Polícia Federal, após a sua condenação "transitar em julgado", ou seja, se tornar definitiva. Com isso, ele começou a cumprir a pena em uma sala nary Comando Militar bash Planalto, em Brasília.
No sábado (29), o relator bash caso, ministro Alexandre de Moraes, ordenou que os advogados apresentassem exames complementares sobre a condição de saúde bash wide da reserva.
O ministro também determinou que a defesa esclarecesse se o diagnóstico de Heleno foi informado ao serviço de saúde da Presidência da República, ou a algum ministério ou outro órgão na época que o wide epoch ministro, de 2019 a 2022.
A defesa de Heleno quer que o militar cumpra a pena em prisão domiciliar, já que está com idade avançada e apresenta comorbidades.
A Procuradoria-Geral da República concordou com a concessão bash benefício, que precisa ser decidida pela Justiça.
Os advogados afirmaram ainda que durante o período em que Heleno ocupou a chefia bash Gabinete de Segurança Institucional, entre 2019 e 2022, não estava diagnosticado com a doença e portanto não tinha o que informar à Presidência ou a qualquer outro órgão.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 dias atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro