O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), parabenizou Paulo Gonet pela recondução ao cargo de procurador-geral da República nesta quarta-feira (12) pelo Senado. O ministro também ressaltou o foco nos temas de segurança pública que o PGR terá na condução dos trabalhos.
"Nesses quase dois anos de primeiro mandato, o procurador-geral cumpriu o prometido com dedicação e humildade. Os desafios são muitos, inclusive na área da segurança pública, mas superáveis. Paulo Gonet já definiu o combate às facções como meta prioritária no CNMP. Ganha a justiça, ganha o Ministério Público e ganha a sociedade", disse.
Moraes preside a sessão plenária da corte nesta quinta-feira (13) em substituição a Luiz Edson Fachin. O presidente está em Belém para a COP30. Fachin promove, na cidade, o Dia da Justiça, do Clima e dos Direitos Humanos.
Aos senadores, Gonet defendeu sua investigação no processo da trama golpista. Disse que a PGR não faz denúncias precipitadas e que não propõe interferência em direitos de investigados sem exame apropriado. Ele também disse que o Ministério Público precisa agir sempre que há sinais de crime.
Gonet também prometeu aos senadores não interferir em outros Poderes. Segundo ele, o órgão não deve criminalizar a política.
No Plenário, a indicação foi avalizada por 45 votos a 26 , enquanto na CCJ recebeu 17 votos favoráveis e 10 contrários.
Em 2023, Gonet obteve seu primeiro mandato à frente da PGR com 65 votos a favor e 11 contra. Com perfil conservador em temas como aborto e bom trânsito no mundo político, ele obteve à época apoio mesmo entre bolsonaristas.
O humor da ala bolsonarista com o procurador-geral, porém, mudou, principalmente devido à atuação na ação da trama golpista, na qual o ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro