6 meses atrás 13

Motta, Alcolumbre e Barroso devem viajar com Lula e Janja para funeral do papa Francisco, diz Planalto

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, devem compor a comitiva presidencial que irá ao funeral do papa Francisco em Roma, segundo o Palácio do Planalto.

Na segunda (21), o governo já tinha informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja viajariam a Roma para se despedir de Francisco, que morreu na madrugada desta segunda aos 88 anos.

A comitiva completa ainda não foi anunciada formalmente. O STF confirmou a ida de Barroso – o g1 tenta contato com Motta e Alcolumbre.

Lula e Janja se encontraram com o papa Francisco por algumas vezes. Eles trataram da guerra da Rússica contra a Ucrânia, o combate à fome e sobre as mudanças climáticas (leia mais aqui).

 'O mais brasileiro dos argentinos'

Lula fala sobre paixão do papa Francisco pelo futebol: 'O mais brasileiro dos argentinos'

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.

"É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado", diz o decreto de luto publicado no "Diário Oficial da União".

"Francisco foi o papa do acolhimento e por isso acordamos hoje um pouco orfãos do seu afeto. Um afeto que era livre de preconceitos e julgamentos. Em um mundo que sofre com a discriminação e a insegurança. Para francisco, somos todos irmãos criados para amarmos uns aos outros. Por sermos todos irmãos, não há razão para tanta discórdia, tanto ódio, tantas guerras e tanta desigualdade no mundo. Francisco foi o papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não tem voz, das vítimas do abandono e da fome", afirmou Lula em um vídeo divulgado pela Presidência da República na noite desta segunda.

Lula e Janja irão ao funeral do papa Francisco em Roma, informa Planalto

Lula e Janja irão ao funeral do papa Francisco em Roma, informa Planalto

"Papa Francisco foi o papa da paz, do diálogo, da união e do amor a todas as formas de vida. Fez seguidos alertas sobre a crise climática a ameaça de distribuição do nosso planeta – obra prima da criação divina. Condenou todas as guerras, que tem como vítimas preferenciais a população civil - sobretudo mulheres e crianças", continuou Lula.

"Na sua bênção de despedida no domingo de páscoa, pediu para voltarmos a ter esperança de que a paz é possível. Francisco foi o papa da esperança. Em sua despedida, renovou a crença nos seres humanos e previu o futuro melhor para a humanidade. Disse que o amor venceu o ódio, a verdade venceu a mentira, o perdão venceu a vingança. Isso é o mundo que haveremos de construir inspirados no papa Francisco. Se formos capazes de cultivar a paz, o amor a justiça e a fraternidade. Que Deus abençoe a humanidade", concluiu o presidente.

Relação de Lula com papa Francisco

A primeira-dama Janja da Silva também se encontrou com o papa Francisco no Vaticano em fevereiro. Durante a visita, o pontífice perguntou sobre a saúde do presidente Lula e expressou seu apoio à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa do governo brasileiro.

Em uma rede social, Janja mencionou estar muito emocionada e agradeceu pelas orações do papa pela recuperação de Lula.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro