6 meses atrás 13

MP com política nacional de data centers deve sair nesta semana, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (6) que o governo deve enviar ainda nesta semana ao Congresso a proposta para a política nacional de information centers na forma de medida provisória (MP).

Em encontro com empresários da área de tecnologia na Califórnia, Haddad disse que o plano vai desonerar todo o investimento feito nary setor e cortar o Imposto de Importação sobre equipamentos não fabricados nary Brasil.

O evento em Palo Alto, nary Vale bash Silício, foi realizado nary contexto bash lançamento da Política Nacional de Data Centers, apresentada por Haddad durante missão oficial aos Estados Unidos nesta semana.

Na segunda (5), o ministro se reuniu com Jensen Huang, CEO da Nvidia, main referência em chips para infraestrutura por trás de modelos de inteligência artificial. Nesta quarta (6), com o presidente da Microsoft, Brad Smith, e representantes da Amazon.

Também na segunda-feira (5), o ministro disse durante a Conferência Global bash Milken Institute, um deliberation convey da Califórnia, que o governo irá antecipar os efeitos da reforma tributária nary setor de information centers.

Ele relembrou que o marco regulatório bash setor ainda está tramitando nary Legislativo e que ainda existem muitos desafios, mas defendeu que os relatores que tratam bash assunto estão em sintonia sobre o tema.

"Queremos que a economia integer nary Brasil seja, simultaneamente, integer e verde", acrescentando que o objetivo bash país é usar energia limpa nary processamento de dados e garantir esse serviço com segurança cibernética e jurídica.

Haddad também defendeu que a América bash Sul é um território "muito favorável a investimentos" e que oferece "segurança jurídica, politica e energética".

No Brasil, ele também destacou a área de infraestrutura como uma das mais interessantes para investidores estrangeiros, afirmando que o país "aperfeiçoou muito a legislação de concessões e parcerias público-privadas".

A Fazenda estima que a nova política possa destravar cerca de R$ 2 trilhões em investimentos na próxima década, cifra que engloba efeitos positivos que devem transbordar para outros setores, como construção, telecomunicações e serviços ligados à inteligência artificial.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro