O Nano-Banana e o ChatGPT, por meio do DALL·E, ganharam destaque este ano por utilizar de recursos de inteligência artificial para permitir maior liberdade de edição de imagens para usuários comuns. Antes privilegio de especialistas e designers, essas ferramentas são capazes de criar figuras realistas a partir de prompts simples. O ChatGPT já permite gerar imagens a partir do zero com descrições em texto e editar partes específicas dessas imagens. Enquanto isso, o Nano-Banana é capaz de gerar figuras mais realistas, com melhor preservação de identidade visual, velocidade no processamento e flexibilidade de uso. Neste comparativo, será examinado o que cada serviço oferece, os prós e contras, e indicar qual plataforma é melhor para cada perfil de usuário. Confira.
Nano Banana e ChatGPT disputam espaço na edição de imagens com IA em 2025; entenda as diferenças entre as ferramentas — Foto: Reprodução / ChatGPT A edição de imagens do ChatGPT
Remover fundo, trocar objetos e gerar variações estilizadas estão entre as funções mais populares do ChatGPT em 2025 — Foto: Reprodução/Rokas Tenys/Shutterstock O ChatGPT integra o modelo DALL·E para geração e edição de imagens. Com ele, é possível criar imagens novas a partir de descrição em texto e fazer modificações em imagens já existentes. A funcionalidade de inpainting permite selecionar uma parte da imagem para remover ou substituir elementos. Já o recurso de outpainting possibilita estender a imagem além das bordas originais para manter contexto visual como sombras, reflexos e texturas.
Como exemplo prático, é possível pedir que o fundo seja removido de uma fotografia de retrato ou substituir um objeto indesejado — como trocar o carro no fundo, por árvores, ou fazer uma variação estilizada aplicando um filtro artístico ou estilo pictórico. Essas operações funcionam relativamente bem quando se definem claramente o que deve mudar e o que deve permanecer. Contudo, em casos mais complexos, muitos objetos, muitos detalhes ou cenários complicados, os resultados podem variar.
Entre os pontos fortes do ChatGPT está a simplicidade. Quem está acostumado a usar IA para texto encontra uma extensão natural para imagens. A interface é bem integrada, em especial para usuários que têm acesso aos planos que incluem edição de imagem. Outra vantagem é a versatilidade criativa, em que é possível brincar com estilos, cenários, fusões entre diferentes ideias visuais sem necessidade de softwares de edição complexos.
No entanto, há limitações visuais, como proporções erradas, falhas em texturas ou erros em manter identidade exata em edições sucessivas. Além disso, prompts muito vagos levam a resultados decepcionantes. Dependência de hardware ou velocidade de servidor pode afetar o tempo de resposta, especialmente em regiões com latência maior ou com restrições de recursos.
A edição de imagens no Nano-Banana
Um misto de Muzan Kibutsuji com Michael Jackson para provar o poder do Nano Banana — Foto: Reprodução / Nano-Banana Nano-Banana é o nome informal dado ao modelo Gemini 2.5 Flash Image, lançado publicamente em agosto de 2025 como parte dos serviços Gemini do Google DeepMind. Ele traz uma série de avanços voltados à edição de imagem com IA. A Google destaca que o novo modelo mantém a semelhança do sujeito nas imagens (identidade visual) quando se faz múltiplas edições. Além disso, a ferramenta permite combinar fotos, mudar pano de fundo, substituir objetos, aplicar estilos de uma imagem em outra e manter consistência visual.
Como exemplos práticos de uso do Nano-Banana, usuários podem enviar várias imagens para criar uma fusão de cenas, trocar o fundo de uma foto por outro cenário realista, mudar o estilo ou textura de um elemento (por exemplo, aplicar textura de flor em peça de roupa), ou alterar aspectos como iluminação, cor e nitidez. A ferramenta permite edições específicas (“make specific edits”) como restaurar uma foto, substituir o fundo ou trocar sujeitos. Também há opções grátis — como editar objetos, trocar backgrounds, combinar imagens — pela interface de editores como o da Krea com o modelo Nano Banana.
Quanto às limitações, apesar de fortes avanços, Nano-Banana não é perfeito. Algumas operações básicas como recorte (crop) ainda não são mencionadas como bem implementadas ou continuam com restrições de versão. Em versões gratuitas, pode haver limitação de número de edições ou de recursos como fusão de múltiplas imagens ou processamento mais pesado. Também existe curva de aprendizado para prompts bem feitos: para obter bom realismo e manter identidade visual, é necessário detalhar bastante o que se quer. Embora a velocidade seja elogiada, a dependência de conexão, latência e uso de servidores externos continuam sendo fatores que podem degradar experiência.
Qual é melhor: Nano-Banana ou ChatGPT?
Nano Banana e ChatGPT oferecem recursos distintos para usuários com diferentes perfis — Foto: Reprodução / ChatGPT Para usuários casuais que desejam editar imagens de forma rápida e intuitiva, sem precisar aprender muitos detalhes técnicos, o ChatGPT com DALL·E se mostra uma escolha bastante viável. Ele oferece interface amigável, integração com outras funcionalidades de IA, e resultados decentes na maioria das tarefas simples de edição. Se tudo que você quer é remover um fundo, trocar um objeto ou criar variações estilizadas, ChatGPT cumpre bem o papel.
Se você busca mais realismo, controle criativo mais afinado ou pretende fazer edições mantendo a identidade visual de pessoas, objetos ou cenas, o Nano-Banana parece superior. Ele traz melhores resultados na preservação de rostos ou sujeitos conhecidos, mantém consistência em mudanças sucessivas, permite fusão de imagens e edição mais precisa. Logo, para uso profissional ou projetos visuais com maiores exigências, Nano-Banana representa um avanço importante.
Entretanto, a escolha ideal depende do contexto. Se você está em uma região em que acesso ao Nano Banana é limitado ou caro, ou se precisa apenas de edições simples, o ChatGPT pode sair ganhando em custo-benefício. Se o seu tempo disponível para aprender a usar prompts é limitado, mesmo com Nano Banana pode haver curva inicial. Por outro lado, se sua demanda for contínua, para marketing digital, design ou criação visual, investir em aprender e usar Nano Banana pode compensar bastante.
Veja também: A IA pode te ajudar no processo seletivo de uma vaga?
A IA pode te ajudar no processo seletivo de uma vaga?

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
7
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/5/X/VRASa9SvKFhGrMuqarYA/ap23059368371091.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/d/QvmwabQB2p149B75Ribg/2025-02-16t142607z-263064880-rc2pvca4zvjm-rtrmadp-3-xai-ai.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/L/j/aI9gb0RsAYLVBjofB0GQ/40itx2ir5hxn74kc6r4fstwbvvq.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro