1 hora atrás 1

Não desejo impeachment de Ibaneis, diz ex-governador Arruda

Ex-governador do Distrito Federal e pré-candidato a retornar ao cargo, José Roberto Arruda (PSD) diz não desejar que o atual ocupante do cargo, Ibaneis Rocha (MDB), sofra um impeachment. Nesta sexta-feira (23), a oposição protocolou pedido na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A iniciativa ocorreu após ser divulgado que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro disse à Polícia Federal que conversou mais de uma vez com Ibaneis sobre a venda do Banco Master ao BRB (Banco de Brasília). A menção ao governador foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pela Folha.

Arruda diz não conseguir avaliar o impacto político do episódio sobre a corrida eleitoral do Distrito Federal. Ele deve concorrer ao governo contra a atual vice-governadora, Celina Leão, e nomes da esquerda.

"Mas o impacto sobre as contas públicas do GDF [governo do Distrito Federal] é devastador", diz. "E o risco de perder o BRB como banco público de fomento é terrível."

Questionado se o depoimento de Vorcaro poderia ter alguma influência em um processo de impeachment de Ibaneis, o ex-governador respondeu: "Sinceramente, não desejo esse desfecho."

Também disse não estar apto a avaliar as relações do governo com o Legislativo local, "que vinha numa posição de muita subserviência". "Mas tudo depende do aprofundamento das investigações", disse.

A oposição tenta coletar assinaturas para uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigue a tentativa de compra do Master pelo BRB, mas esbarra na falta de apoio da base governista.

Arruda também qualifica a crise do Master como a "maior fraude bancária da história". "É terrível ver o BRB, que tem uma história importante de serviços prestados à região Centro-Oeste , envolvido nisso, sabe-se lá por quais interesses", complementa.

Pivô do mensalão do DEM, Arruda foi preso e condenado em processos derivados da operação Caixa de Pandora, de 2009, quando foi filmado recebendo um maço de dinheiro. Em 2022, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou a candidatura dele para deputado federal.

Em outubro, a Primeira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve a condenação de Arruda por improbidade administrativa, ainda em processo derivado da Caixa de Pandora. O ex-governador, no entanto, afirma que está apto a disputar o governo do DF em 2026.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro