2 semanas atrás 3

'Não precisa começar pelo sonho', diz CEO de plataforma para empreendedoras

Nem toda mulher que decide empreender consegue iniciar pelo negócio dos sonhos. Fundadora de uma plataforma que ensina mulheres a empreender, Camila Vidal, da Moving Girls, explica no "Divã de CNPJ" como estruturar um negócio, para quem tem uma ideia formada da empresa que deseja criar.

A realidade de boa parte das empreendedoras brasileiras é começar por serviços ou pequenos bicos, usando as habilidades e recursos que já têm à disposição. O objetivo imediato é garantir a renda, testar ideias e juntar capital para, só depois, investir no sonho maior.

Ela precisa entender que talvez não precise começar por aquilo que é o sonho dela. Às vezes ela pode começar com algo que dê um primeiro dinheiro inicialmente [...] Talvez eu possa fazer dinheiro fazendo bolo. Talvez eu possa fazer dinheiro fazendo alguma coisa. Mas é esse o ponto crucial. Elas, às vezes, já querem começar por aquilo que é o sonho.Camila Vidal

Segundo a fundadora da Moving Girls, é comum que a vontade de empreender surja enquanto a pessoa ainda está empregada, o que permite fazer a transição de forma mais segura, quando o emprego formal financia os primeiros passos do próprio negócio. Ela recomenda não largar o trabalho fixo e focar em validar a ideia da empresa e conquistar os primeiros clientes.

Qual etapa que você tá agora? Será que essa etapa, justamente, se você se dedicar talvez seis meses, oito meses nessa etapa, você não consegue fazer um dinheiro pra você e pra próxima? Então, não dá para começar direto por onde você quer, mas você pode fazer alguma coisa pra chegar lá. Então, eu acho que é ter essa consciência do momento que você tá e ver como você consegue monetizar.Camila Vidal

O objetivo inicial precisa ser garantir a sobrevivência, não o propósito idealizado. Ela critica a ideia de esperar o cenário perfeito para começar a empreender e defende o foco em vender o que é possível no momento para quem não tem caixa para empreender e vive a fase de conseguir pagar as despesas do dia a dia.

O que você pode vender hoje? O que você pode vender agora? Vai atrás do seu cliente, liga, marca uma reunião. Aí vira marketing de guerrilha. Eu trago muito essa consciência, porque senão elas acham que... 'Ah, eu vou postar e vou esperar alguém gostar do meu trabalho'. Não, amiga. Você não vai. Você vai buscar o seu cliente porque você tem que fazer dinheiro.Camila Vidal

Com dinheiro no caixa, a empreendedora pode investir no desenvolvimento da marca e em planejamento estratégico. O amadurecimento do negócio depende da visão e da disciplina da fundadora para transformar ganhos em novos investimentos. "Quando elas desenvolvem essa visão e elas falam 'uau, eu realmente tenho um negócio, eu realmente tenho um público, eu realmente tenho um nicho', é quando elas começam a levar a empresa mais a sério".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro