O presidente da República está entusiasmado e confiante. Com razão. As coisas vão indo bem: avaliação positiva em alta, projeções de voto favoráveis, reaproximação com os Estados Unidos muito bem encaminhada, contas públicas deficitárias longe do radar imediato do eleitorado.
Com todo esse vento a favor, Luiz Inácio da Silva (PT) não se ajuda. Quando diz que traficantes de drogas são vítimas dos usuários, comete uma série de erros, sendo o maior deles o de contrariar a realidade.
Além disso, ignora a tragédia da dependência química, chama doentes de viciados, é tolerante com a criminalidade, mostra-se indiferente ao drama das pessoas, famílias, comunidades inteiras prisioneiras e territórios dominados pelo tráfico. Nem falemos da tomada de territórios pelas milícias —que tem tudo a ver com isso, mas aqui não vem ao caso.
Olhemos com atenção atos, palavras e estado de espírito do presidente. Tudo nele remete à consagração pessoal como ser superior e inimputável. Até o que foi visto como retratação ficou posto como uma frase "mal colocada", mas não errada como seria o correto a ser dito numa retificação sincera.
A declaração sobre traficantes foi de infelicidade ímpar, mas não fortuita. Lula tem histórico de disparates, nos quais exibe-se preconceituoso, machista e retrógrado, conceitos análogos que valem a pena desdobrar para ficarem mais claros.
Nos improvisos diz o que pensa, o que lhe vai à alma, mas tem a sorte de contar com a complacência negada a outros governantes. Nele são apenas gafes; em outros, motivo de dura condenação.
Exemplo: quando Fernando Henrique Cardoso qualificou como "vagabundos" servidores públicos que se aposentavam aos 40, 50 anos de idade, drenando os cofres da Previdência, amargou a versão de que chamara todos os aposentados de vagabundos.
Pesos e medidas diferentes favorecem o presidente, mas não elidem o fato de que o que lhe vai à cabeça a civilidade não escreve. Muito menos se adequa ao exercício da Presidência.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
11


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/e/m/AAyD1qSwCbBGjzw5LHBQ/afp-20251207-87d26yv-v1-midres-brazilpolitics.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro