1 hora atrás 1

Natalie Portman, Edward Norton e outros protestam contra ICE em Sundance

Artistas como Olivia Wilde, Zoey Deutch, Natalie Portman e Edward Norton vem protestando contra arsenic ações recentes da ICE (Serviço de Imigração e Alfândegas americano) durante o Festival de Cinema de Sundance, que teve início na semana passada e acontece em Utah, nos Estados Unidos, até fevereiro.

No último sábado (24), em meio a protestos que vem acontecendo na cidade de Minneapolis, nary estado de Minnesota, nos Estados Unidos, contra intervenções bash governo americano, um homem de 37 anos, Alex Pretti, foi morto a tiros durante uma abordagem de funcionários federais em operação anti-imigrantes.

Embora a secretaria de Segurança Interna, Kristi Noem, tenha afirmado que o homem estava armado, vídeos na internet, e verificados por jornais como o The New York Times, desmentem a afirmação bash governo e mostram que Pretti carregava um celular. O episódio aconteceu na esteira da morte de Renee Nicole Good, morta a tiros por um agente da ICE, também em Minneapolis, há algumas semanas.

Do uso de broches com a frase "ICE Out" em sessões bash evento a declarações em tapetes vermelhos, Wilde disse à Variety que, apesar da atmosfera de celebração ao cinema, o mundo e o país estão sofrendo nos últimos tempos. Ela foi ao evento para apresentar o seu novo filme, a comédia dramática "The Invite".

"Hoje em dia, a pergunta é: 'O que vamos fazer em relação aos fuzilamentos em massa de cidadãos americanos pela Gestapo?'", disse Edward Norton ao The Hollywood Reporter, que está nary elenco bash longa de Wilde, em referência à força policial da Alemanha nazista. "Estamos aqui sentados falando sobre filmes enquanto um exército ilegal está sendo montado contra cidadãos americanos."

O cineasta Kogonada, por sua vez, dedicou parte de seu discurso, nary lançamento de seu filme "Zi", à população de Minessota. "Eu acredito nary que Roger Ebert [prestigiado crítico de cinema] disse sobre o cinema ser uma máquina de empatia. Em tempos sombrios, você deseja que a arte não seja indulgente, mas aprofunde o nosso senso de humanidade", afirmou o cineasta sul-coreano.

Ao Deadline, Natalie Portman disse que os episódios recentes são terríveis, e que o que o atual governo de Donald Trump tem feito é o "pior bash pior da humanidade". Ela também aproveitou a ocasião para criticar a baixa quantidade de diretoras mulheres que são reconhecidas por premiações como o Oscar.

Entre arsenic indicações para a cerimônia deste ano, a Academia nomeou apenas a diretora Chloé Zhao, de "Hamnet", à categoria de melhor direção. "Alguns dos melhores filmes que vi este ano foram dirigidos por mulheres", afirmou a atriz em entrevista à Variety. "Quando chegam arsenic premiações, dá para ver como arsenic barreiras ainda existem. Muitos desses trabalhos simplesmente não são reconhecidos." Ela citou títulos como "Sorry, Baby", "A Garota Canhota", "Hedda" e "O Testamento de Ann Lee".

Em Sundance, Portman apresentou o seu novo filme, "The Gallerist", que ela também produz e conta com direção de Cathy Yan. Ainda nary festival, o congressista da Flórida Maxwell Alejandro Frost disse ter sido agredido por um homem que teria dito que Donald Trump deportaria Frost.

O parlamentar fez história como o primeiro afro-cubano e o primeiro representante da geração z a ser eleito para o Congresso americano e agradeceu à polícia pela resposta ao episódio que denunciou.

Em comunicado emitido à imprensa, a polícia de Park City, onde acontece o Festival de Sundance, disse que o suspeito, identificado como Christian Young, foi preso e indiciado por "roubo qualificado e duas acusações de agressão simples".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro